Aprovada audiência pública que discutirá impactos do javali no Rio Grande do Sul


Reunidos nesta quinta-feira (22), deputados integrantes da Comissão de Agricultura, Pesca e Cooperativismo da Assembleia Legislativa aprovaram, por unanimidade, o requerimento de audiência pública solicitada pelo deputado Elton Weber (PSB) para discutir medidas de controle do javali no Rio Grande do Sul. Foram sete votos favoráveis e nenhum contrário. A audiência será virtual em data a ser marcada na próxima semana.

Nas duas últimas semanas, acompanhado de representantes de Sindicatos de Trabalhadores Rurais e do presidente da Fetag-RS, Carlos Joel da Silva, Weber esteve reunido com Ibama, superintendência do Ministério da Agricultura, Secretária da Agricultura, Secretária do Meio Ambiente e Famurs tratando sobre o descontrole populacional do animal silvestre, que causa impactos econômicos, ambientais e sanitários no Estado, afetando diretamente a agricultura familiar.

O grupo trabalha nas esferas técnica e política para rever a normatização das ações de controle do javali, prevendo abate sanitário e regras de consumo da carne do javaporco na propriedade como forma de atenuar os prejuízos no meio rural. "Houve um agravamento do problema, e todos sabemos, estes animais provocam a destruição de lavouras, a morte de terneiros e outros, invadem propriedades e acabam provocando a procriação involuntária entre suínos e até atacam as pessoas. Precisamos de uma solução", enfatiza o deputado.

Comentários