Weber protocola na próxima semana relatório da Subcomissão de Irrigação da Assembleia Legislativa


Relator da Subcomissão criada na Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo da Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo da Assembleia Legislativa para tratar da estiagem e viabilizar um programa estadual de irrigação, o deputado estadual Elton Weber protocola, na semana que vem, seu relatório sobre o tema. O objetivo é que o trabalho embase uma política permanente de enfrentamento da seca, evitando repetir o que aconteceu no passado recente, quando programas criados por governos foram deixados em segundo plano ou esvaziados por gestões seguintes.


Instalada em 8 de março deste ano, em meio a uma das mais severas secas da história do estado e às vésperas da pandemia que assola o mundo, a subcomissão teve o desafio de realizar audiências virtuais pela impossibilidade de reuniões presenciais em função do distanciamento social, necessário para evitar maior disseminação do coronavírus. Com 47 páginas, o relatório resgata reportagens da última seca, trabalhos técnicos anteriores, como o relatório da Subcomissão de Irrigação feito pelo deputado Heitor Schuch em 2012, e considera proposições da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul), Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag-RS) e Federação das Cooperativas Agropecuárias do Estado do Rio Grande do Sul (Fecoagro).

O resultado são dez encaminhamentos que indicam alternativas para que os agricultores não sejam tão prejudicados em época de seca. Estudos mostram que nos últimos dez anos, o Estado atravessou sete estiagens. O relatório deve ser lido e votado na reunião ordinária seguinte da Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo da Assembleia Legislativa, no dia 30. Para que seja aprovado é preciso o voto favorável da maioria dos membros da comissão. A Subcomissão é presidida pelo deputado Adolfo Brito.

Texto: Patricia Meira

Comentários