Deputados apontam capacidade de ampliação de 99 leitos na Serra


Em teleconferência na quinta-feira (7), os cinco deputados estaduais da Serra reivindicaram ao governador Eduardo Leite aumento da oferta de leitos de UTI na região em razão da pandemia. De acordo com relatório apresentado pela deputada Fran Somensi, a capacidade de ampliação é de pelo menos 99 leitos. O número tem como base um questionário respondido por 14 hospitais da Serra.
 O levantamento aponta 50 leitos de UTI SUS existentes e o avanço de 65% para 81% da taxa média de ocupação desde a segunda quinzena de abril, ultrapassando 90% em alguns casos. Segundo o deputado Elton Weber, a evolução preocupa, em especial com a chegada do Inverno. "Precisamos nos estruturar de forma mais forte para não sermos surpreendidos".


O grupo também manifestou preocupação com falta de equipamentos de proteção e de testes para coronavírus, além de verba para custeio, contratação de profissionais e leitos ambulatoriais reservados para a Covid. Leite disse que já pediu celeridade na habilitação de leitos pelo Ministério da Saúde. E antecipou que o Rio Grande do Sul está contratando 139 leitos para minimizar a demora no Estado.

A secretária Estadual de Saúde, Arita Bergmann, pediu que os deputados mobilizem suas bases em Brasília para que o governo federal habilite mais leitos de UTI, relatou dificuldade na compra de equipamentos e comunicou que a região recebeu R$ 2,8 milhões em emendas parlamentares para o enfrentamento da doença, além de 10.540 testes.
A reunião virtual foi acompanhada ainda pelo Chefe da Casa Civil, Otomar Vivian, além de representantes de nove hospitais de Caxias, Garibaldi, Vacaria, Farroupilha, Bento Gonçalves e Gramado que possuem capacidade de ampliação de leitos de UTI e os respectivos prefeitos.

Segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde, a Serra possuia, em média, 0,57 leitos para cada 10 mil habitantes, antes da pandemia, tendo agora 1,08 leitos de UTI pelo Sistema Único de Saúde. Portanto, abaixo do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), de um a três leitos para cada 10 mil pessoas.

Texto: Patricia Meira 

Comentários