Comissão de Saúde e Meio Ambiente reúne-se com reitor da Ufpel e presidente da Fessergs



O reitor da Universidade Federal de Pelotas, Pedro Rodrigues Curi Hallal, e o presidente da Federação Sindical dos Servidores Públicos do RS (Fessergs), Milton Kempfer, foram os convidados da reunião da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da ALRS, que tem a deputada Franciane Bayer (PSB) como membro titular, realizada por videoconferência na manhã desta quinta-feira (29). Hallal deu um relato ao grupo técnico do Legislativo, sobre os critérios utilizados na pesquisa de propagação do coronavírus no Estado e reiterou o posicionamento da comunidade científica em favor do isolamento social como arma eficaz para enfrentar a letalidade do vírus. Segundo ele, os resultados positivos obtidos até agora no RS, apesar das 50 mortes, refletem o acerto do isolamento social três semanas antes da decisão em padrão nacional, mas a orientação dos cientistas é pela continuidade desse procedimento, com reforço no uso de máscaras e higiene sanitária. "Liberar agora pode ser um erro", advertiu.


Já o presidente Fessergs, Milton Kempfer, fez uma radiografia da situação dos trabalhadores em saúde no RS, relatando a fragilidade desse grupo diante da pandemia, com denúncias de falta de equipamentos apropriados, desrespeito aos grupos de risco, dificuldades salariais e precariedade para tratar de contratos de trabalho diante das medidas governamentais que alteraram essa dinâmica. Apontou problemas na Santa Casa de Pelotas, relacionado ao cemitério. Kempfer deverá encaminhar à comissão um relatório detalhado da situação dos trabalhadores em saúde para averiguação, pelos parlamentares, junto aos administradores hospitalares. No RS, uma profissional de saúde morreu e somam 30 outros agentes mortos na pandemia.

Os deputados voltaram a ressaltar a importância de utilizar todos os leitos dos hospitais gaúchos, incluindo os públicos e os privados. Neste sentido, a deputada Franciane Bayer vem buscando junto ao governo do Estado alternativas para que o Hospital Beneficência Portuguesa seja utilizado no combate do coronavírus, por meio de convênio, possibilitando que a instituição atenda pelo SUS, ao menos neste período. 


Texto: Assessoria de imprensa da dep. Franciane Bayer 

Comentários