Aumento da violência contra a mulher durante isolamento social preocupa autoridades



“Hoje foi dia de tratarmos sobre o possível aumento da violência doméstica contra a mulher durante a pandemia do coronavírus e as ações emergenciais sobre o tema na reunião da Comissão de Segurança e Serviços Públicos”. A informação é da deputada estadual Franciane Bayer (PSB), que participou da telereunião do grupo técnico da Assembleia Legislativa, realizada na manhã desta quinta-feira (16), com a participação de diversas autoridades ligadas ao tema.


Segundo os relatos, mesmo com mais de mil ocorrências em 15 dias na delegacia online, os números diminuíram, o que preocupa a chefe de Polícia do RS, delegada Nadine Anflor, e a responsável pela Delegacia da Mulher de Porto Alegre, delegada Tatiana Bastos, presentes na reunião. Elas acreditam que possa estar havendo subnotificação em razão das pessoas não estarem saindo de casa. A delegada Nadine informou, ainda, que estuda uma forma de ampliar as solicitações de medidas protetivas online.

A deputada Franciane Bayer se comprometeu em reforçar o trabalho preventivo da violência contra a mulher, principalmente nesse período de isolamento social, divulgando em suas redes sociais informações de conscientização e canais de denúncia. “Sugeri ao presidente da Casa, deputado Ernani Polo, e ao superintendente de Comunicação, André Machado, que o Legislativo abrace a ideia e também lance uma campanha nas redes oficiais do parlamento”, destacou a deputada que é segunda vice-presidente do Legislativo e procuradora-adjunta da Mulher na ALRS.

A parlamentar também informou que o Estado está recebendo quatro viaturas, adquiridas por meio de emenda parlamentar da deputada federal Liziane Bayer. Duas serão destinadas para auxiliar as Patrulhas Maria da Penha e duas irão para a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher.

Também participaram da telereunião da Comissão, a coordenadora da Patrulha Maria da Penha da Brigada Militar, major Karine Soares, a Juíza do 1º Juizado de Violência Doméstica e Familiar de Porto Alegre, Madgéli Frantz Machado, a coordenadora da CSSP, Ariane Leitão e a defensora Pública Estadual, Liseane Hartmann, do Núcleo de Defesa da Mulher.

Texto: Assessoria de imprensa da dep. Franciane Bayer

Comentários