Após solicitação de deputados, governador irá avaliar o limite de pessoas nos cultos religiosos


O governador Eduardo Leite irá avaliar, junto ao comitê de crise, a possibilidade de alterar o decreto estadual que prevê o limite de 30 pessoas por culto religioso. A informação é da deputada estadual Franciane Bayer (PSB) após participar, na manhã desta segunda-feira (20), de um telereunião com o chefe do Executivo para tratar do assunto. Na última semana, Franciane protocolou, juntamente com um grupo de deputados, um ofício solicitando que o número de pessoas presentes nos cultos religiosos possa ser aumentado para 30% da capacidade dos auditórios dos templos, sem prejuízo da adoção de todas as medidas sanitárias recomendadas. “Ressaltamos que as igrejas também estão comprometidas em manter o distanciamento de dois metros entre as pessoas bem como todas as medidas de higienização e prevenção necessárias”, explicou.



De acordo com a deputada, a expectativa é de que o governador se posicione sobre o assunto até a próxima quarta-feira (22), mas que a tendência é de que a medida, caso a solicitação seja acatada, comece a vigorar a partir de maio. “Também reiteramos que o principal objetivo é garantir o amparo espiritual aos integrantes das comunidades religiosas, as quais, por suas instituições, realizam um importante papel social, e de que o limite de 30% é embasado na regra para funcionamento do comércio”.

Também participaram da telereunião os deputados Airton Lima, Elizandro Sabino, Sergio Peres, Tiago Simon e Ruy Irigaray, além do líder do governo, deputado Frederico Antunes, do secretário chefe de casa Civil, Otomar Vivian e do procurador-geral do Estado, Eduardo Cunha.


Foto Ariel Pedone

Comentários