Subcomissão sobre estiagem reúne-se com entidades e instituições financeiras


Será na próxima segunda-feira (9) a primeira reunião da subcomissão da Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo da Assembleia Legislativa que tratar sobre a estiagem no Rio Grande do Sul com o objetivo de viabilizar um programa de irrigação em nível estadual. O encontro ocorre a partir das 15h, na Sala José Antonio Lutzenberger, no 4º andar, na Assembleia Legislativa, em Porto Alegre.


Os deputados Adolfo Britto (PP), presidente da subcomissão, e Elton Weber (PSB), relator, definiram que este primeiro encontro será para ouvir sobre os programas, as políticas e linhas de crédito existentes para irrigação e quais os obstáculos o agricultor encontra para fazer uso desses mecanismos e recursos.

Além de deputados estaduais integrantes da comissão foram convidados para o debate representantes de cooperativas, de federações como Farsul, Fetag, Fiergs, além de secretarias estaduais e de instituições financeiras.

Sofrendo com a estiagem desde o final de 2019, o Estado totalizou, nesta semana, 129 municípios em situação de emergência. As regiões mais atingidas são Fronteira-Oeste, Sul, Central e Vale do Rio Pardo. A última previsão da Emater, já superada pela continuidade da falta de chuva nos últimos 15 dias, aponta para uma produção de 28,72 milhões de toneladas de grãos, o que significa recuo de 13,8% em relação a estimativa inicial do ciclo 2019/2020.

Diante do grave cenário, nesta sexta-feira (6) ocorreu na Expodireto, em Não-Me-Toque, uma reunião com vereadores, prefeitos, deputados estaduais e federais, além de representantes de entidades, encontro esse preparatório para a agenda nos ministérios da Agricultura e da Fazenda, na próxima terça-feira. O documento será fechado na segunda-feira, na Farsul, em Porto Alegre. “Não podemos mais esperar por socorro, esta estiagem está além dos números anúnciados até agora, as medidas são urgentes”.

Texto: Patricia Meira

Comentários