Seca e seguro agrícola pautam reunião no Ministério da Agricultura


O deputado estadual Elton Weber esteve reunido na tarde desta terça-feira (10), em Brasília, com os secretários de Agricultura Familiar, Fernando Schwanke, e de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Eduardo Sampaio Marques, tratando sobre seca e seguro agrícola. O deputado federal Heitor Schuch e o presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura  no Rio Grande do Sul (Fetag-RS), Carlos Joel da Silva, participaram da audiência.


Os gaúchos reafirmaram a preocupação com o agravamento da estiagem, que causa enormes perdas nas lavouras gaúchas, especialmente milho, soja e leite. Amanhã, uma comitiva entrega à ministra da Agricultura, Tereza Cristina, novo documento de federações ligadas ao meio rural sobre a gravidade do cenário no Estado. Até agora, o governo federal não anunciou medidas de socorro apesar dos inúmeros pedidos e alertas. “O governo garante que tem condições dar vasão ao seguro, a questão é que a maioria dos agricultores não tem seguro”, ponderou Weber, vice-presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária Gaúcha.

Além de conversar sobre a seca, Weber encaminhou ao governo a proposição de alteração do sistema de concessão de crédito de custeio para citros, com financiamentos distintos para cultivos de ciclo tardio e ciclo precoce. A demanda partiu de fruticultores da Região do Vale do Caí. “As cultivares tardias tem sobreposição de safras e eventos climáticos nesta fase atingem frutas em formação e em processo de colheita, mas o seguro só cobre a fruta em formação”. Em abril, deve ocorrer um seminário sobre o tema no Estado.

A outra reivindicação refere-se a dispensa de adesão ao Proagro Mais no custeio tomado pelos produtores de hortigranjeiros. Com plantio escalonado, cultivo em áreas sucessivas e uso em larga escala de irrigação, o produtor paga o seguro compulsório ao assinar o Pronaf, mas não se beneficia da cobertura porque interpéries não atingem de forma significativa o plantio custeado. Segundo Weber, os secretários foram receptivos e se comprometeram a analisar as solicitações.

Texto: Patricia Meira / Foto: Divulgação

Comentários