Deputados trabalham em programa de Estado para irrigação


No prazo de até 120 dias, a subcomissão da Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo da Assembleia Legislativa que tratar sobre a estiagem no Estado apresentará projeto prevendo um programa estadual de estímulo à irrigação.



A subcomissão, que realizou sua primeira reunião na tarde desta segunda-feira (9) tem de ser concluída até junho. Além de deputados estaduais integrantes da comissão participaram representantes de cooperativas, de federações, como Fetag e Farsul, além de secretarias estaduais e de bancos. Relator da subcomissão, o deputado Elton Weber, pediu que as entidades enviem carências e demandas para que os trabalho seja guiado pelas reais necessidades do campo. Paralelamente, será feito um estudo de todos programas e linhas de crédito neste sentido. Já o presidente da subcomissão, deputado Adolfo Brito (PP) marcou para 20 de março, na Expoagro-Afubra, uma audiência pública sobre o tema.

Nesta terça-feira (10), Weber estará em Brasília, onde, às 11h, de reunião com o secretário de Política Agrícola, Fernando Schwanke, para tratar sobre a necessidade de criação de um seguro agrícola diferenciado para os citricultores. Ele também solicitará a dispensa de adesão ao Proagro para hortigranjeiros, uma vez que as safra são escalonadas e mais de 80% do cultivo é irrigado.A seca também deve motivar uma reunião à tarde com a ministra da Agricultura,Tereza Cristina, quando uma comitiva de senadores, deputados federais e estaduais pretende entregar um novo documento sobre a gravidade da seca elaborado por federações ligadas ao meio rural.

Texto: Patricia Meira / Foto: Thais Gonçalves

Comentários