CECIA visita instituição chave no combate ao câncer infantil



Aumentar as chances de cura do câncer infantojuvenil aos mesmos patamares dos países com alto Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Este é o objetivo do Instituto Ronald McDonald (IRM), cuja sede no Rio de Janeiro abriu as portas, nesta quinta-feira (06),  para a Comissão do Câncer Infantil e Adolescente da Assembleia Legislativa (CECIA), representada pela deputada Franciane Bayer (relatora) e pelo deputado dr. Thiago (presidente). Há 20 anos, o Instituto Ronald McDonald (IRM), organização sem fins lucrativos, atua para aproximar famílias da cura do câncer infantojuvenil promovendo a estruturação de hospitais especializados, a hospedagem para famílias que residem longe dos hospitais, a capacitação de profissionais de saúde para realizarem o diagnóstico precoce e incentiva a adesão a protocolos clínicos, além de promover a disseminação de conhecimento sobre a causa.


A comitiva foi recepcionada pela gerente geral do Instituto, Helen Pedroso, pelo superintendente Francisco Neves e pela coordenadora de Programas e Projetos, Carla Lettieri, além do voluntário Lucas nascimento, que conduziu a vista do grupo. Logo após, os parlamentares participaram de uma reunião onde lhes foi apresentado os dados do Instituto que faz parte do sistema beneficente global Ronald McDonald House Charities (RMHC), presente em mais de 60 países. No Brasil, a ONG coordena os programas globais: Casa Ronald McDonald, voltado para a hospedagem, transporte e alimentação dos pacientes; e o Programa Espaço da Família Ronald McDonald, que torna menos desgastante o dia a dia das famílias durante o tratamento. Há ainda outros dois programas locais: Atenção Integral e Diagnóstico Precoce, com ações específicas de combate ao câncer infantojuvenil. Para desenvolver e manter seus programas, o instituto conta com o apoio de diversas empresas e pessoas físicas.

A comissão encerrou a vista técnica conhecendo de perto as instalações e o funcionamento da Casa Ronald McDonald-RJ, foi inaugurada no dia 24 de outubro de 1994. A Instituição sem fins lucrativos é a 1ª na América Latina e a 162ª no mundo. Sua missão é: "Dar atenção integral às crianças e adolescentes portadores de câncer e às suas famílias”. O Programa Casas Ronald McDonald tem como objetivo ser “uma casa longe de casa”. O projeto é coordenado pelo Instituto Ronald McDonald, que estabelece os padrões internacionais de instalação e operação, garantindo um bom atendimento às crianças, adolescentes e seus responsáveis.

A Casa Ronald McDonald-RJ oferece, gratuitamente, hospedagem, alimentação, transporte para os hospitais, e de forma complementar para atender sua missão, proporciona suporte psicossocial, atividades recreativas aos pequenos pacientes e suas famílias, cursos profissionalizantes, acompanhamento escolar e os Programas: Bolsa de Alimentos, Amor de Casa, entre outros projetos sociais que garantem a Atenção Integral às famílias que passam pelo tratamento de câncer infantojuvenil. 

Desde sua inauguração, a Casa já atendeu e melhorou a qualidade de vida de mais de 3 mil crianças, adolescentes e suas famílias, e contribui para o aumento do í¬ndice de cura do câncer infantojuvenil. Seu trabalho é considerado de utilidade pública porque permite a liberação de leitos em hospitais públicos para pacientes que realmente necessitem de internação. Desta forma, os hospitais podem ampliar sua capacidade de atendimento sem investimento adicional e reduzem seus custos com internações desnecessárias.

Fotos: Luciano MEDINA MARTINS

Comentários