Weber cobra condições de igualdade para agricultor no acordo entre Mercosul e União Europeia


O deputado estadual Elton Weber (PSB) participou, nesta quinta-feira (5) da abertura da Tecnovitis - Feira de Tecnologia para Viticultura, em Bento Gonçalves. Ao discursar, ele disse esperar que o governo federal garanta condições de igualdade para o agricultor brasileiro na negociação do acordo entre Mercosul e União Europeia. “Esperamos que o governo federal trabalhe neste sentido, para que, de fato, as regras do jogo sejam equiparadas, especialmente em relação a subsídios, custo de produção e tributação”, enumerou.


Presente ao evento, o presidente da Comissão Interestadual da Uva, Cedenir Postal, também presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Bento Gonçalves, defende compensações a produtores de uva em função das dificuldades que devem surgir a partir da entrada em vigor do acordo. A expetativa é que o governo crie um fundo de desenvolvimento para o setor vitivinícola.
Coordenador da Frente da Vitivinicultura da Assembleia Legislativa, o deputado Elton Weber comanda nesta sexta-feira juntamente com o deputado federal Afonso Hamm uma audiência pública conjunta das frentes estadual e federal que trata justamente sobre o acordo. O evento ocorre a partir das 14h, dentro da programação da Tecnovitis.


A ministra da Agricultura Tereza Cristina esteve na solenidade e disse que os produtores de vinho brasileiros devem estar prontos quando o acordo entre os blocos vigorar e destacou a necessidade de adequar a legislação do setor. O secretário de Agricultura Familiar do Mapa, Fernando Schwanke também esteve no ato, assim como Olir Schiavenin, que atua pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Flores da Cunha e Nova Prata e integra a Coordenação da Comissão Interestadual da Uva.

Tecnovitis

O evento, considerado o maior encontro de fornecedores para o setor vitícola, apresenta as técnicas, equipamentos e produtos ligados à viticultura e difusão de conhecimento de novas tecnologias no setor. Esta é a terceira edição da feira, promovida pelo Sindicato Rural da Serra Gaúcha. Cerca de 15 mil visitantes são esperados, entre produtores, fornecedores e profissionais da cadeia produtiva da uva.

Texto: Patricia Meira

Comentários