Dalciso apresenta Carta Aberta do Turismo a entidades do setor


A Carta Aberta de Gramado pelo Turismo, elaborada durante a 31ª edição da Feira Internacional do Turismo de Gramado - FESTURIS, foi apresentada na tarde desta quarta-feira (04) a entidades representativas do setor no Parlamento, no Governo e na sociedade civil. A Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico e Turismo – SEDETUR, a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio Grande do Sul- ABIH-RS, a Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social- FGTAS, a Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo da Assembleia Legislativa, o Sindicato da Indústria do Mate no Estado do Rio Grande do Sul -Sindimate, o Programa Pelos Caminhos do Rio Grande, a Associação de Clubes e Amigos da Terceira Idade-ACATI, bem como o vice-presidente regional da FRENTUR, deputado Carlos Búrigo (MDB),  assinaram o documento em apoio às 10 propostas sugeridas para o fomento do turismo no RS e no Brasil.


 Ao relatar as ações já realizadas, o presidente da Frente Parlamentar de Fomento ao Turismo Gaúcho- FRENTUR, deputado Dalciso Oliveira (PSB), destacou a atividade como forma de integrar todos os setores no debate. Disse que o próximo passo é levar a Carta na Comissão de Turismo do Congresso Nacional e no Ministério do Turismo. Defendeu as propostas de implementação de um Fórum Permanente de Parlamentares do Turismo, a realização de uma Feira de Produtos Gaúchos, e a participação de integrantes da Frente na Feira de Coimbra para dar visibilidade ao Estado.

 Vice-presidente da FRENTUR, deputado Sebastião Melo, disse que o tema é desafiador e, em um país onde há tanto desemprego, esta é uma área com grande potencial para geração de emprego e renda. “O Rio Grande do Sul precisa entrar no mapa do Brasil nas propagandas no exterior”. Defendeu, ainda, a proposta de legalização dos jogos que, segundo ele, podem gerar muita riqueza para ser investida na área social. Já o deputado Búrigo falou da importância do fortalecimento do setor para a economia gaúcha. “É fundamental esta nossa unidade em prol da importante tarefa que é fomentar o turismo”. Defendeu a integração turística regional como ferramenta para impulsionar negócios. A proposta de integração do RS em campanhas internacionais do Ministério do Turismo também foi reiterada.

O economista Abdon Barreto Filho da ABIH-RS, que ajudou a elaborar a Carta, afirmou que o turismo precisa muito do apoio do legislativo por representar 100% da sociedade.  “Não existe um indicador que gere emprego mais rápido que o turismo. Existe uma ignorância pluralista do que é o turismo e isso precisa mudar”.

A atividade ocorreu na Sala Alberto Paqualini da Assembleia Legislativa.

Texto:  assessoria de imprensa do gabinete do dep. Dalciso Oliveira / Foto: Vanderlei Scherer


Comentários