Weber defende suspensão de normativas do leite


Integrante da Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa, o deputado Elton Weber defendeu, nesta manhã, durante audiência pública, no Dante Barone, que Ministério da Agricultura suspenda a implementação das Instruções Normativas nº 76 e 77, em vigor deste maio. As normativas alteram regras de entrega, coleta e transporte do leite no país.


Para o deputado, as normas só poderiam entrar em vigor novamente após os governos garantirem as condições de logística e infraestrutura necessárias. De acordo com Weber, não é possível atender a diversas obrigatoriedades com rede de energia elétrica precária, estradas e acessos sem manutenção e a dificuldade de uso de celulares e Internet por causa do sinal, fraco ou inexistente.

Além da carência de infraestrutura, o parlamentar ressalta que o atual preço pago ao produtor - em média R$ 1 o litro – mal cobre o custo, tornando a renda do agricultor insuficiente para fazer investimentos e se adequar. Segundo dados setoriais, 35 mil agricultores abandonaram a atividade no último ano no Estado.

Weber cobrou que o governo do Estado assuma o compromisso de marcar uma audiência em Brasília para tratar não só das Instruções, mas de políticas públicas para a agricultura familiar. “No momento que nós estamos vivendo, de baixo preço do leite, eles vem com essas instruções normativas? Implantar essas normas com infraestrutura precária, num setor em que tem agricultor recebendo R$ 0,92 pelo litro? Aí fica difícil, o pessoal vai parar de produzir, vai ter que ir embora do campo”, advertiu o deputado.

O presidente da Fetag-RS, Carlos Joel da Silva, também externou sua preocupação com a saída de produtores da atividade leiteira e com as condições estruturais para o cumprimento das normas. "Qualidade de leite é fundamental, mas é preciso condições mínimas para poder cumprir as normativas", frisou Joel.

Texto: Patricia Meira / Foto: Vinicius Reis

Comentários