Frente dos Bombeiros Voluntários buscará recursos e legislação para corporação


Bombeiros Voluntários de 25 municípios gaúchos lotaram o Espaço de Convergência da Assembleia Legislativa, nesta quarta-feira (2), para acompanhar o lançamento da Frente em Defesa dos Bombeiros Voluntários do RS, ato que contou com prefeitos e vereadores de seis cidade, além de deputados estaduais. Composta por 28 deputados de 13 partidos, a Frente tem o objetivo de fortalecer os serviços prestados pela categoria, que conta hoje com 43 unidades no Estado.



Presidente da Frente, o deputado Elton Weber (PSB) anunciou que irá propor emenda ao Orçamento do Estado de 2020 para apoiar as corporações nos municípios. Atualmente, são 1.250 voluntários realizando o serviço no Rio Grande do Sul. “Os bombeiros voluntários precisam ser mais valorizados no sentido de nós termos orçamentariamente como apoiar essa atividade. Nós precisamos que o Estado se some as prefeituras e sociedade civil e também ajude”, sugere Weber.

Além de recursos para aquisição de caminhões, equipamentos e ferramentas, a categoria busca segurança jurídica para continuar atuando em prol da comunidade. De acordo com o presidente da Voluntersul, Edison Edu Rother é preciso criar uma lei estadual que regulamente a corporação e suas atividades. A primeira atividade da Frente deve ser uma audiência pública para tratar do assunto.

Segundo Rother, recentemente a atuação dos bombeiros voluntários foi limitada a municípios com população de até 15 mil habitantes por uma medida administrativa. “O governo estadual revogou o decreto que dava, mesmo que timidamente, um norte a nossa entidade, com a extinção e a subsequente publicação da portaria que restringiu nossa atuação ficamos um pouco a deriva”, lamentou.

Rother destaca que se o Estado tivesse que pagar pelos serviços de 1.250 bombeiros voluntários a despesa chegaria a R$ 1,4 milhão ao mês, considerando o salário mínimo regional. Presente ao lançamento, o prefeito de São Sebastião do Cai, Clóvis Duarte, deu seu relato sobre a importância do serviço mantido por convênio com a prefeitura há 24 anos. “Com muito orgulho venho me manifestar a favor deles. É a parceria perfeita, para teres uma ideia no último ano adquirimos quatro caminhões e uma plataforma para atendimento em edifícios, que é a única do Rio Grande do Sul.”

Texto: Patricia Meira

Comentários