Economia e turismo pautaram visita do governador ao Paranhana


Na tarde de sexta-feira, 18, o governador do RS, Eduardo Leite, esteve no Vale do Paranhana para tratar de agendas relacionadas a economia e ao turismo, juntamente com o deputado Dalciso Oliveira (PSB). Acompanhados de suas comitivas, eles visitaram a sede da empresa Usaflex, em Igrejinha, e o Sindicato da Indústria de Calçados de Três Coroas para debater o cenário do setor coureiro-calçadista e, ao fim do dia, estiveram presentes na abertura oficial da 32° Oktoberfest.



Na Usaflex, foram recebidos pela equipe executiva da empresa. Assistiram a apresentação do CEO, Sérgio Bocayuva, e percorreram as instalações da fábrica de calçados para conhecer os setores administrativo e a produção. Dalciso considerou importantes as agendas de Leite com entidades do setor coureiro-calçadista, o que oportunizou ao governo uma aproximação com empresários e trabalhadores do ramo. Com boas expectativas, o sócio fundador da Usaflex, Juersi Lauck, estava lisonjeado com a visita e declarou: "Esperamos que o trabalho deles em prol do setor calçadista frutifique".

Pautadas por Dalciso desde o primeiro dia de mandato, as dificuldades do setor coureiro-calçadista mais uma vez foram abordadas no Sindicato da Indústria de Calçados de Três Coroas, onde também estiveram presentes dezenas de representantes da classe. O presidente do sindicato, Joel Klippel, falou que o setor quer retomar o protagonismo de maior fabricante de calçados do país, lembrou que nos últimos 25 anos foram esquecidos pelo Estado e que a indústria calçadista é um setor imediatista na geração de emprego e renda. "O enfraquecimento e esvaziamento da produção local se deve exclusivamente às políticas fiscais predatórias e desleais de todos os estados brasileiros, pois nossos calçados ficam de 8% a 10% mais caros", pontuou. Dalciso ressaltou a importância do governador para entender a importância do setor calçadista na formalização da mão de obra local. “Esta região já foi reconhecida como a maior produtora de calçados femininos do mundo e hoje estamos perdendo para nós mesmos. É só ir a Santa Catarina que a produção é ofertada 10% mais barata do que no RS”, declarou referindo-se à falta de incentivos fiscais para o setor.

Trazendo ânimo ao setor, Eduardo Leite mencionou em ambas as visitas que tem excelentes expectativas para o futuro dos calçadistas. Disse que o governo está criando perspectivas para um ambiente de competitividade justo. “Nossa agenda para o Estado coloca a competitividade no centro da ação. Criamos um programa chamado Receita 2030, de planejamento fiscal do Estado até 2030, com diversas ações, não apenas para reduzir alíquotas, mas para simplificar a relação do contribuinte com o fisco estadual. Queremos desburocratizar e reduzir impostos para criar um ambiente em que todos se sintam estimulados a investir”, explicou o governador declarando ter convicção de que muito em breve haverão anúncios de estímulo para o setor calçadista no ponto de vista tributário.

Abertura da Oktoberfest


Dando sequência ao roteiro, Dalciso e Eduardo Leite seguiram para o Parque de Eventos Almiro Grings, onde participaram da abertura oficial da 32º Oktoberfest, o maior evento turístico de Igrejinha. Vestindo roupas típicas alemãs, eles juntaram-se à equipe organizadora do evento e assistiram as apresentações preparadas especialmente para a ocasião.

Durante a cerimônia, representando a Assembleia Legislativa do Estado, Dalciso entregou ao prefeito de Igrejinha, Joel Wilhelm, e ao presidente da Amifest - entidade organizadora da Oktoberfest, Ezequiel Stein, a Lei que institui o município como a Capital Estadual do Voluntariado e que reconhece, também, o voluntariado de Igrejinha como de relevante interesse cultural para o Estado.

Emocionados, Stein e Wilhelm agradeceram a distinção. Em seu discurso, o presidente da festa falou da satisfação de fazer um trabalho voluntário. Este ano, “de todos para todos”, termo que é o tema desta edição. Levantando a bandeira do setor coureiro-calçadista, ele agradeceu a presença do governador e a parceria do deputado “agradeço ao deputado Dalciso que fez a Lei do Voluntariado, trabalho do qual nos orgulhamos muito”, declarou.

Texto: Assessoria de imprensa do gabinete do deputado Dalciso Oliveira (PSB)

Comentários