Deputadas Liziane e Franciane Bayer promovem ação de conscientização sobre o câncer de mama


Com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância dos exames de prevenção para o diagnóstico precoce do câncer de mama, os gabinetes das deputadas Liziane Bayer (federal) e Franciane Bayer (estadual) promoveram nesta terça-feira (22) uma ação na Esquina Democrática, no Centro de Porto Alegre. A deputada Liziane Bayer é autora da Lei estadual 4.758/2015, que institui no Estado o Outubro Rosa como o mês voltado à ações de prevenção ao câncer de mama. Já a deputada estadual Franciane Bayer preside na Assembleia Legislativa a Frente Parlamentar sobre o Câncer na Mulher.



A ideia da ação, conforme as parlamentares, é chamar a atenção para a importância do autoexame e dos exames de prevenção para o diagnóstico precoce. Para isto, as equipes dos mandatos distribuíram material informativo sobre o tema e lacinhos rosa, símbolo da campanha.

OUTUBRO ROSA

O Outubro Rosa é o mês dedicado à conscientização sobre o câncer de mama. Levantamento realizado pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA) revelou que o Brasil somará cerca de 60 mil novos casos da doença em 2019, número que corresponde a 28% de todos os diagnósticos da doença registrados no país - o que faz dele o tumor mais incidente entre as mulheres depois do câncer de pele não melanoma. Só no Rio Grande do Sul, 5.210 novos casos da doença serão registrados até o fim deste ano, de acordo com estimativas do Instituto.

Fotos: Ariel Pedone/ Guilherme Cole

Comentários