Weber eleito relator da comissão que discutirá Previdência na Assembleia



O deputado estadual Elton Weber (PSB) foi eleito relator da Comissão Especial da Previdência Pública da Assembleia Legislativa. A votação ocorreu nesta terça-feira (2), durante a primeira reunião da comissão, que tem prazo de funcionamento de até 120 dias. O presidente da Fetag-RS, Carlos Joel da Silva, acompanhou a sessão juntamente com lideranças da federação. O deputado Pepe Vargas (PT) será o presidente, tendo como vice o deputado Fábio Ostermann (Novo).

Os parlamentares aprovaram também o plano de trabalho, que prevê a realização de nove audiências públicas, abrangendo todas as regiões do Estado. Oito delas ocorrerão no Interior e uma em Porto Alegre. Também devem acontecer reuniões com especialistas em pontos específicos da reforma.

Segundo Weber, a intenção é contribuir com uma posição do Parlamento gaúcho para a construção de uma Previdência mais justa e igualitária para o trabalhador, especialmente para os agricultores familiares.

Weber voltou a criticar a Reforma da Previdência entregue pelo presidente Jair Bolsonaro à Câmara dos Deputados. Ele defende a modificação do texto, em especial no que diz respeito aos rurais. “Essa reforma penaliza os mais pobres, mantém desigualdades e afeta as mulheres do campo, ao elevar de 55 para 60 anos a idade mínima de contribuição. É inadmissível.”

Onde ocorrerão as audiências: Porto Alegre, Caxias do Sul, Santa Maria, Novo Hamburgo, Passo Fundo, Alegrete, Palmeira das Missões, Santo Ângelo e Pelotas.

Texto: Patricia Meira / Foto: Thaís Gonçalves 

Comentários