Instalada Frente Parlamentar que tem como tema o câncer na mulher



Por proposição da deputada Franciane Bayer (PSB), foi instalada na tarde desta segunda-feira (15), na Assembleia Legislativa RS, a Frente Parlamentar sobre o Câncer na Mulher. A cerimônia de lançamento do órgão técnico da Casa, presidido por Franciane, ocorreu no Salão Júlio de Castilhos, reunindo convidados, entidades ligadas ao tema, profissionais e representantes da área da saúde pública e imprensa.

Na apresentação da Frente, a deputada fez questão de lembrar que trata-se da continuidade do trabalho realizado no mandato estadual da sua irmã deputada Liziane Bayer, em defesa da saúde das mulheres gaúchas, pela relevância do tema. E também agradeceu aos deputados da ALRS pela sensibilidade ao apoiarem a causa assinando o pedido para a reinstalação da Frente.

“A frente sobre o câncer na mulher se apresenta como um instrumento de auxílio na prevenção e no tratamento desta doença. Queremos trabalhar em conjunto com as entidades e o poder público na criação e na manutenção de políticas que visam o enfretamento dos principais cânceres que atingem a população feminina no Rio Grande do Sul, tornando-as mais efetivas”, destacou Franciane.

Dos cânceres em mulheres, o câncer de mama lidera em diagnósticos. Conforme pesquisa do Instituto Nacional de Câncer (INCA), de 2018, dados apontaram estimativa para 59 mil novos casos de câncer de mama, seguido de cólon e reto (18 mil) e colo do útero (16 mil).

“Por entender que precisamos nos unir nesta importante tarefa de diminuir a incidência de câncer nas mulheres e melhorar o fluxo de atendimento, é que criamos este espaço no Parlamento Gaúcho. O qual está à disposição da sociedade civil organizada, que trabalha esta pauta, bem como do sistema de saúde público e privado, para contribuir com o trabalho já desenvolvido”, finalizou Franciane.

Para refletir a questão e com base na data que lembra o dia internacional de luta pela saúde da mulher, 28 de maio, a Frente aproveitará o momento para abrir as ações com a realização de um seminário temático, com programação a ser anunciada.

Texto: Raquel Quevedo  /Foto: Celso Bender

Comentários