Frente da Erva-Mate pressiona para liberação de recursos do Fundomate


    Presidente da Frente Parlamentar da Erva-Mate da Assembleia Legislativa, o deputado Elton Weber (PSB) irá retomar a pressão para que o governo do Estado libere recursos represados do Fundo de Desenvolvimento e Inovação da Erva-Mate (Fundomate) ao Instituto Brasileiro da Erva-Mate (Ibramate).

Weber conversou recentemente com o secretário da Agricultura Covatti Filho, mas até agora não houve sinalização de repasse. A demanda foi exposta por lideranças do setor durante a comemoração do Dia do Chimarrão, na manhã desta quarta-feira (24), na Assembleia Legislativa, na Capital. “Juntamente com o setor, voltaremos a conversar com o Secretário Covatti porque esse é um impasse que atinge a toda cadeia produtiva”, reforçou Weber.

    O Fundomate é constituído da arrecadação das ervateiras. De acordo com o presidente do Ibramate, Alberto Tomelero, existe um convênio de fomento de R$ 877 mil aprovado desde o ano passado e que não saiu até agora. “Precisamos acessar os recurso do Fundomate, o Ibramate está a mais de ano sem receber recurso e isso é muito importante para manter as atividades do Instituto e investir em pesquisa e campanhas de incentivo ao consumo e ampliação de mercados no país e no Exterior."

    O presidente do Sindimate, Álvaro Pompermayer, disse que a paralisação do repasse atrapalha o setor, que atualmente é fonte de renda para 15 mil famílias de agricultores que colaboram para que 60% da erva-mate produzida no Brasil seja industrializada no Rio Grande do Sul. "Nós precisamos de apoio desta Casa para que haja a regularização de repasse de pelo menos parte dos recurso do Fundomate para trabalhos de pesquisa que irão favorecer a cadeia produtiva."

Raio X

- 35 países compram erva-mate do Brasil;
- 100 mil famílias estão envolvidas direta ou indiretamente na atividade;
- Cerca de 300 indústrias atuam no setor no Estado;
- A produção é de cerca de 120 mil toneladas ano;
- A taxa de crescimento é de 2% a 3%.

Texto: Patricia Meira / Foto: Thais Gonçalves

Comentários