Assembleia Legislativa instala a Frente Parlamentar em Defesa da Nefrologia Gaúcha


Em solenidade, na tarde desta segunda-feira (22), a Assembleia Legislativa instalou a Frente Parlamentar em Defesa da Nefrologia Gaúcha, sob a presidência da deputada Franciane Bayer (PSB). A parlamentar explicou que, ao candidatar-se a uma vaga no Parlamento, logo concluiu que sua maior e mais importante missão seria a de defesa da vida e que a frente parlamentar representava mais um passo nessa caminhada, dando continuidade a trabalho iniciado por sua irmã, Liziane Bayer (PSB/RS), hoje deputada federal. 


“Atravessamos um momento em que a saúde pública como um todo passa por inúmeras dificuldades”, refletiu a deputada. “Na área da nefrologia, vivenciamos há tempos a diminuição das clínicas para tratamento das doenças renais, enquanto, por outro lado, aumenta o número de pacientes”, continuou. “Assim, somos provocados a não ficar parados, a contribuir para atenuar o sofrimento dos pacientes e diminuir a incidências destas doenças”.

Conforme Franciane, a prevenção é o mais eficaz de todos os medicamentos. “É barato e não causa sofrimento, porém seus efeitos são a logo prazo”, disse, acrescentando ser necessário conscientizar a população, a começar pelas crianças nos bancos escolares.

Informou que na próxima segunda-feira (29), estará com o Curso de Enfermagem da UniRitter e o SESC na entrada da Assembleia Legislativa, em ação para verificar a pressão arterial e a glicemia de deputados, servidores e visitantes em geral e para distribuir material informativo sobre cuidados com a saúde renal.

Presenças
Representando a Prefeitura de Porto Alegre, a enfermeira Tatiana Breyer, da Atenção Hospitalar da Secretaria Municipal da Saúde, apontou as dificuldades enfrentadas pelos pacientes de hemodiálise, especialmente relativas a deslocamento e transporte. O médico João Carlos Biernat, representando a Associação Brasileira dos Centros de Diálise e Transplante, acrescentou a essas dificuldades o acesso a cirurgião vascular, bem como a nefrologista e endocrinologista, capacitados a identificar a doença em seu estágio inicial. Já o presidente da Sociedade Gaúcha de Nefrologia, Dirceu Silva, manifestou preocupação com a sustentabilidade do sistema de diálise.

Como paciente transplantado, Daner Trindade, cunhado da deputada Franciane Bayer, contou sua experiência pessoal ao descobrir a doença renal e discorreu sobre a importância da prevenção.

Cuidados
Conforme material de divulgação da Frente Parlamentar, entre as recomendações para a saúde renal estão: manter hábitos alimentares saudáveis, evitando excesso de sal, beber de seis a oito copos de água por dia, não tomar medicamentos sem orientação médica, praticar atividade física regularmente, não fumar, controlar o peso, a pressão arterial e, se for diabético ou tiver histórico familiar da doença, a glicemia.

Texto: Marinella Peruzzo / Foto: Celso Bender

Comentários