Assembleia discute ampliação da produção de etanol


Será na quinta-feira (18), às 10h, no Plenarinho da Assembleia Legislativa, a audiência pública da Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo para discutir as oportunidades e desafios para a ampliação da produção de etanol no Rio Grande do Sul, objetivando a autossuficiência e a diversificação da produção.

Autor do requerimento o deputado Elton Weber (PSB) disse que há interesse de universidades, entidades e empresas num debate amplo do tema. Estudos indicam a produção de etanol no Brasil é hoje de 28 bilhões de litros ao ano frente a uma estimativa de demanda de 54,5 bilhões de litros em 2022.No Rio Grande do Sul, com demanda interna de 1,5 bilhões de litros/ano a produção gaúcha limita-se a produção de etanol de cana-de-açúcar em pequena escala.

Um projeto em fase preliminar – o Proetanol/RS - indica viabilidade técnica, econômica, social e ambiental para expandir a produção, especialmente com o etanol amiláceo, feito a partir de grãos e tubérculos, como a batata, triticale, sorgo e arroz. “Os dados e fatores apresentados até agora convergem favoravelmente para que esse possa, quem sabe, ser um projeto de estado no futuro.”

Texto: Patricia Meira / Foto: Vinicius Reis

Comentários