A favor da extinção da previdência especial na Assembleia, Weber promete parecer para abril


Rapidez é o que o deputado Elton Weber (PSB) promete ao assumir a relatoria do Projeto de Lei 78 de autoria da deputada Any Ortiz (PPS) que extingue o plano de seguridade social dos parlamentares da Assembleia Legislativa, criado em 2014. Weber pretende entregar o seu parecer em, no máximo, três semanas. Relator de um projeto anterior sobre o mesmo tema, arquivado na Assembleia Legislativa em 2018, Weber antecipa que é a favor do fim benefício. “Nossa posição sempre foi clara, pelo fim da previdência especial no Parlamento.”


A deputada comemorou que Weber será o relator do projeto que acaba com a aposentadoria especial dos deputados estaduais do Rio Grande do Sul. A decisão saiu essa semana na reunião da Comissão de Constituição e Justiça, onde o projeto tramita. Na legislatura passada, o deputado foi o relator de outro projeto de Any Ortiz, que acabou com a pensão vitalícia dos ex-governadores.

O Plano de Seguridade Social dos Parlamentares da Assembleia gaúcha diz que deputados com 35 anos de mandato e idade de 60 anos terão direito a receber a aposentadoria integral, ou seja, o mesmo subsídio do deputado no mandato, enquanto o INSS assegura no máximo, hoje, R$ 5.645,00 para o trabalhador. Também existe a opção de requerer a aposentadoria proporcional ao tempo de mandato, onde cada ano corresponde a 1/35 do salário.

Texto: Patricia Meira / Foto: Divulgação

Comentários