Weber concede medalhas da 54ª Legislatura 
lideranças de Nova Petrópolis e Picada Café 



Mais de 50 pessoas entre prefeitos, secretários, vereadores, lideranças regionais e da área sindical rural compareceram à cerimônia de entrega de medalhas a 54ª Legislatura, em solenidade nesta quarta-feira (11), no Salão Júlio de Castilhos da Assembleia Legislativa, em Porto Alegre. A dupla homenagem foi concedida pelo deputado estadual Elton Weber a pioneiros de Nova Petrópolis e Picada Café: Siegfried Drechsler e Marino José Wolf.

O deputado Elton Weber (PSB) destacou o papel de ambos no desenvolvimento dos municípios, na melhoria de vida da comunidade e na luta pelos direitos dos trabalhadores rurais, como os previdenciários, além da organização do cooperativismo local. “Vocês são professores, têm muitas coisas a nos ensinar e dar o exemplo. Por isso, a entrega destas medalhas nos faz refletir não só sobre o presente, mas também sobre o passado.”


Prefeito entre 1983 e 1988 e de 1993 a 1996, Drechsler deixou sua marca nas áreas da educação, saúde e agricultura por meio de programas que são até hoje referência, como o Cetanp – Centro de Treinamento de Agricultores de Nova Petrópolis. Também teve protagonismo no incentivo ao turismo, com destaque para a criação do Ninho das Águias e do Parque Aldeia do Imigrante. Em seu discurso, agradeceu a honraria e falou sobre os desafios da vida pública: “Nem sempre conseguimos realizar tudo que queremos, nem sempre conseguimos resolver todas as mazelas da sociedade, mas tenho a plena certeza que fizemos o máximo, e o sentimento é o de dever cumprido".

Emocionado, Marino José Wolf disse que desde que soube da homenagem foi como se um filme passasse em sua cabeça. Defensor dos pequenos agricultores e incentivador do cooperativismo, ex-presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Nova Petrópolis e Picada Café, em seu discurso relembrou lutas e conquistas no campo: “Os agricultores não tinham benefícios e direitos, eles não tinham nada, tinham apenas o direito de trabalhar".

Em sua trajetória, Marino se empenhou na conquista de direitos trabalhistas e no projeto de construção da sede própria da entidade, bem como na conscientização dos agricultores para a fundação da Cooperativa Piá. Respeitado pela comunidade, foi vice-prefeito de Picada Café por Dois mandatos e exerceu o cargo de prefeito em 2004.

Texto: Patricia Meira Cardoso - MTE 6413 | Foto: Thaís Gonçalves