Prorrogação do Troca-Troca ameniza situação dos agricultores familiares, avalia Weber 



 O governador José Ivo Sartori assinou nesta segunda-feira (23), na Capital, resolução que prorroga por 30 dias o pagamento do Programa Troca-Troca, executado pela Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR). Com isso, as parcelas que com vencimento em 30 de abril passam para 31 de maio. A medida abrange 90 mil famílias de agricultores familiares que acessam o programa de compra de sementes de milho e soro em 482 municípios. O decreto também garante o rebate de 30% para municípios em situação de emergência homologados pela Defesa Civil até 20 de maio por causa da seca. Nesse momento, 35 cidades estão com decreto homologado.



Integrante da Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo e articulador político para que o auxílio se concretizasse, o deputado Elton Weber (PSB) considera que a medida ameniza os efeitos da prolongada estiagem e outros fenômenos como queda de granizo e vendaval. “Estamos satisfeitos que o governo tenha tido a sensibilidade de colaborar neste momento de dificuldade dos agricultores.”

O secretário da SDR, Tarcisio Minetto, disse que foi uma construção coletiva com as secretárias da Fazenda, da Agricultura e da Casa Civil atender à reivindicação da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag). "A resolução do Feaper contribui com o que é possível para subsidiar os que não tiveram colheita devido à estiagem.”

"Vejo com satisfação o fato do governador ter atendido as duas pautas da Fetag. Tanto o socorro para os produtores que estão sofrendo com a longa estiagem como a prorrogação de 30 dias para todo o Estado, que beneficiará os agricultores familiares que produzem leite, que enfrentam dificuldade de preço e usam a semente para silagem", analisou o presidente da Fetag, Carlos Joel da Silva

Texto: Patricia Meira / Foto: Divulgação