PL que homenageia policiais civis e militares tombados
 em serviço é aprovado por unanimidade 



Foi aprovado por unanimidade o Projeto de Lei (PL 161/2016) proposto pela deputada Liziane Bayer (PSB), que institui os dias estaduais em homenagem ao Policial Civil e ao Policial Militar, mortos em serviço, e os incluiu no Calendário Oficial de Eventos do Estado do Rio Grande do Sul. Fica instituído o dia 2 de dezembro como o dia estadual em homenagem aos policiais civis mortos em serviço; e o dia 8 de agosto como o dia estadual em homenagem aos policiais militares mortos em serviço, com inclusão no calendário oficial de eventos do Estado.


A votação ocorreu na sessão plenária da Assembleia Legislativa gaúcha, no dia 27 de março, com apreciação de mais 22 proposições. A proposta se justifica pelo fato de policiais civis e militares do Estado serem mortos no exercício de suas nobres e edificantes funções de proteção e defesa da sociedade, sem o devido reconhecimento oficial de seus atos de bravura. São homens e mulheres que deram suas vidas para cumprirem com seu dever de proteger a sociedade.

O objetivo é valorizar e reconhecer esses profissionais, muitos deles chefes de família. São lacunas que não se preenchem, mas que o reconhecimento do Estado ajuda a minimizar o sofrimento dos familiares. Foram homens e mulheres bravos e valorosos, que com abnegação e destemor não se recusaram e nem se afastaram de cumprir com sua obrigação. “Com a data integrando o calendário oficial de eventos do Estado, faz-se o registro oficial e público, por meio da institucionalização de um dia a eles dedicado”, defende Liziane. Agora, o projeto segue para sanção do governador do Estado.

Kátia Fantin - MTE 19064 | PSB - Foto: Divulgação