Catarina participa de seminário que debate ações de inclusão ao autista 



Após entrega de medalha da 54º Legislatura, em homenagem à rede gaúcha Pró-Autismo, o deputado Catarina Paladini (PSB) participou de um seminário para debater a inclusão e acessibilidade de pessoas diagnosticadas com autismo. O encontro, no Espaço Democrático da Assembleia Legislativa, reuniu familiares e representantes de associações, representantes de órgãos estaduais - secretaria de Educação e Saúde -, secretaria municipal de saúde de Porto Alegre e representantes da promotoria de Justiça - promotoria regional de Educação e promotoria de Defesa dos Direitos Humanos -, promovido pela Faders na tarde desta segunda-feira.


A dinâmica da reunião funcionou com uma primeira rodada, onde os órgãos apresentam seus trabalhos e ações de atendimento a pessoas com autismo. Na segunda rodada, representantes de associações apresentaram suas principais dificuldades enfrentadas a afim de ouvir resposta e, quiçá encaminhamentos, dos representantes participantes da reunião.

Os problemas são muito parecidos, apesar de serem expostos por representantes de diferentes cidades e regiões do Estado. Destacam-se a falta de capacitação de profissionais tanto da saúde quanto do ensino para um atendimento mais adequado e eficaz para o autista. Também foi relatado problemas como falta de vagas em Apaes e outros centros de atendimento especializados, especialmente após a criança atingir a idade escolar, a partir dos 8 anos. Assim como a carência de médicos especialistas indicados a atender pacientes com autismo.

O deputado Catarina é autor de projeto de lei que institui uma rede Estadual de atendimento ao autista, e milita na causa desde o seu primeiro mandato, em 2012. A proposta do projeto serve, hoje, como ponto de partida para uma política pública Estadual de assistência ao autista e seus familiares.

Texto: Igor Müller