Deputado Catarina discute ações para 
inclusão de crianças com autismo 



Na manhã desta quarta-feira (21), o deputado Catarina Paladini (PSB) esteve com a secretária Maria Helena Sartori, primeira-dama do Estado, para falar sobre políticas de inclusão para pessoas portadoras de autismo. A intenção é criar parcerias para auxiliar professores no desenvolvimento de habilidades para identificar sintomas do autismo e capacitá-los a receber alunos especiais em sala de aula.

Em 2011, Catarina protocolou o Projeto de Lei nº 276/2011, que dispõe sobre a condição das pessoas com diagnóstico de autismo e cria uma política estadual de atendimento específico no Estado do Rio Grande do Sul. Conforme o projeto, considera-se reconhecida como portadora de deficiência a pessoa com diagnóstico de autismo e institui-se a criação de centros de atendimento especializado de saúde e educação em diversas regiões do Estado. “Embora o número de diagnósticos de autismo estejam aumentando em todo o país, nosso Estado ainda possui um déficit no que diz respeito ao tratamento destes casos”, explica Catarina Paladini.


 Ao justificar o projeto, o deputado afirma que atualmente existe um considerável número de associações civis organizadas para orientar e prestar assistência aos autistas e suas famílias, porém o Estado não oferece o devido suporte a essas pessoas. “Não adianta falarmos de inclusão sem propormos alternativas concretas para esta parcela da população. Este é o nosso compromisso. Garantir uma melhoria na qualidade de vida dos autistas e de suas famílias”, afirma o parlamentar.

Texto: Igor Müller - MTE 17374 - Foto: Divulgação