CPI das Seguradoras começa audiências após o Carnaval


Em sua primeira reunião após o recesso na Assembleia Legislativa, integrantes da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Empresas Seguradoras Veiculares aprovaram o cronograma de trabalho, que começa após o Carnaval.  Os 24 requerimentos, incluindo audiências públicas, depoimentos e solicitação de informações, tiveram sinal verde do grupo nesta quarta-feira (7). Serão convidados a falar na CPI donos de oficinas mecânicas, representantes de seguradoras, leiloeiras, peritos, reguladoras de sinistro, além de CREA, DETRAN, SUSEP e Polícia Civil, dentre outros.



Vice-presidente da CPI, o deputado Elton Weber (PSB) alerta que além das denúncias de práticas irregulares, envolvendo, por exemplo, o comércio de peças em caso de sinistro, há indícios de ligação com casos investigados por uma CPI em São Paulo. “A CPI vem no sentido de defesa do consumidor. Temos visto problemas, dificuldades, coisas mal explicadas, não queremos fazer caça às bruxas, mas temos que separar o joio do trigo.”

O presidente da CPI, deputado Enio Bacci (PDT) classificou de curiosos fatos como a frequência de leilões de sucatas vindas de São Paulo no Estado. E alertou que isso pode estar alimentando o comércio paralelo e ilegal, o que não só compromete a segurança das pessoas, mas fomenta a sonegação fiscal. A comissão tem 120 dias de funcionamento, podendo prorrogar seu trabalho por mais 60 dias.

Texto: Patrícia Meira