Comissão de Agricultura debate renda 
endividamento na Expoagro Afubra


Por unanimidade, os integrantes da Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo aprovaram, nesta quinta-feira (22), o requerimento do deputado Elton Weber para a realização de uma audiência pública sobre renda e endividamento agrícola, especialmente entre produtores de leite e arroz. A audiência ocorrerá no dia 22 de março, durante a Expoagro/Afubra, em Rincão del Sarandy, Rio Pardo. 


Dados setoriais indicam inadimplência média de 8% dos contratos de Pronaf no Estado junto ao Banco do Brasil (BB), mesmo com refinanciamentos. No arroz, esse índice pularia para 25%. O deputado enfatiza que a estiagem no Sul do Estado agrava o quadro negativo. “Com a perda da safra, os agricultores não terão recursos para pagar suas despesas e honrar os financiamentos”, alerta. Weber disse que acompanhará a Fetag-RS na busca de socorro do governo federal em agendas na semana que vem, em Brasília. Dentre as medidas citadas por Weber para amenizar o impacto da escassez de chuva estão: prorrogação de financiamentos, adoção de um linha de crédito emergencial subsidiada e deslocamento de estoque governamental para alimentação animal.

Serão convidados a participar da audiência na Expoagro/Afubra representantes das secretaria de Agricultura e do Desenvolvimento Rural e Cooperativismo, Ministério da Agricultura, Emater, Famurs, Farsul, Fecoagro, Fetraf-Sul, Fetag-RS, Ocergs, Banco do Brasil, Banrisul, Sicredi, Associação Gaúcha dos Municípios e sindicatos de trabalhadores rurais.

Texto: Patrícia Meira