Bancada do PSB recebe balanço das
 atividades do Cetran em 2017


O presidente do Conselho Estadual de Trânsito (Cetran), Luiz Noé (PSB), entregou balanço das atividades do Conselho em 2017 ao coordenador da bancada do PSB na Assembleia Legislativa, Mário Bruck, nesta quinta-feira (15). Entre as atividades, o Cetran promoveu três seminários em parceria com a Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro, presidida pela deputada estadual Liziane Bayer (PSB). “Nosso foco foi trabalhar conceitos, ações e perspectivas na área de fiscalização, comportamento, qualidade de vida e educação para o trânsito”, explica. Também em parceria com a Frente Parlamentar, foram desenvolvidas ações voltadas à educação no trânsito com crianças e comunidades das cidades de Ijuí, Santo Ângelo, Pelotas, Santana do Livramento e Passo Fundo. 


Para este ano, Noé planeja realizar seminários na Capital e interior do Estado para tratar do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans), criado pela Lei 13.614/2018, de autoria do ex-deputado federal Beto Albuquerque (PSB). “A expectativa é, ao longo de dez anos, reduzir pela metade o índice de mortes por grupos de habitantes e o índice de mortos no trânsito por grupos de veículos. Ou seja, diminuir a proporção de mortos em relação à população e em relação ao número de veículos de uma localidade”.

As metas serão estabelecidas relativamente aos índices apurados em 2018. Os índices serão apurados por estado, detalhando-se os dados levantados e as ações realizadas por vias federais, estaduais e municipais.

Cada índice terá uma margem de tolerância, e as metas serão fixadas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) para cada estado e Distrito Federal, com análise de propostas fundamentadas dos conselhos de trânsito (Cetran nos estados e Contrandife no DF). 

Texto e foto: Fabiana Calçada