Weber pretende trabalhar programa público de apoio a Bombeiros Voluntários gaúchos


O deputado Elton Weber encerra nesta sexta-feira (10) sua participação numa visita técnica da Ageflor ao Chile com objetivo de conhecer e trocar informações sobre operações portuárias e florestais, além de visitar uma fábrica com foco em logística, prevenção e controle a incêndios florestais.

Presidente da Frente Parlamentar da Silvicultura da Assembleia Legislativa do Estado, Weber destacou entre as visitas e reuniões a forte ligação das indústrias com a comunidade, a sinergia do sistema de integração entre empresas e produtores que fornecem a madeira e, em especial, o programa de prevenção a incêndios florestais e equipamentos de combate.
O parlamentar teve a oportunidade de conhecer a estrutura dos Bombeiros Voluntários do país, financiado pelo governo com repasse anual direto aos municípios tendo como base o número de habitantes, de forma semelhante ao SUS. A corporação possui outras fontes de renda como o recebimento para a realização de PPCI.

Weber disse que pretende trabalhar um programa de apoio governamental aos Bombeiros Voluntários do Estado a exemplo do que ocorre no Chile. Ele considera absurdo que muitos municípios gaúchos ainda não tenham a presença nem de Voluntários, nem de Bombeiros Militares, dificultando o socorro.

Weber explica que diferentemente do Brasil, no Chile não existem bombeiros militares, somente voluntários. Segundo o deputado, o processo continuo de treinamento e capacitação é feito numa academia nacional que tem sedes regionais. Ao fazer um balanço da experiência florestal no Chile, o deputado acredita que o Rio Grande do Sul perdeu oportunidades ao desistir do desenvolvimento florestal sem procurar uma alternativa viável, perdendo, por exemplo, a fábrica da Fibria para o Mato Grosso.

Texto: Patricia Meira