Segurança urbana e rural pauta
 audiência pública em Erechim

Na sexta-feira (24), a Comissão de Segurança e Serviços Públicos da Assembleia Legislativa, presidida pelo deputado Catarina Paladini (PSB), realizou audiência pública para discutir a situação da segurança pública urbana e rural em Erechim e região do Alto Uruguai. O debate, proposto pelo presidente do órgão técnico, aconteceu na Câmara de Vereadores e reuniu o setor da segurança pública do Estado e diversas representações civis e públicas do município.

Em sua manifestação o tenente-coronel do 13 Batalhão de Polícia Militar (BPM), Eliel de Souza Roque falou da atual realidade da segurança pública do Estado, as suas necessidades e ações desenvolvidas para coibir a criminalidade e garantir a melhoria da segurança pública. Também destacou o videomonitoramento, através do Projeto Sentinela e o georreferenciamento da zona rural do Alto Uruguai, o que, segundo ele, vem facilitar em muito o trabalho da Brigada militar no perímetro rural. Lembrou ainda a Patrulha Maria da Penha, o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) e outros programas. “A Brigada Militar está fazendo a sua parte”, disse o tenente-coronel.


A delegada regional de Polícia Civil, Diana Zanatta lembrou que a 11ª Delegacia de Polícia Regional de Erechim atua em 37 municípios. São 27 órgãos policiais, sendo que Erechim possui seis delegacias de polícia e 21 localizadas no interior. A delegada também destacou a Delegacia Especializada em Furtos, Roubos, Entorpecentes e Capturas de Erechim (Defrec) que atua nas áreas de homicídios, roubos de veículos, extorsão e tráfico de drogas. “Hoje possuímos 60% a menos do efetivo que seria necessário, ou seja, estamos muito aquém, sendo que nossa maior necessidade é o aumento do número de agentes. Ou lamentamos, ou buscamos parcerias, optamos pela segunda opção”, frisou a delegada.

O presidente do Conselho Pró-Segurança Pública (Consepro), Miguel Gotler pontuou a atual situação da falta de médico legisla em Erechim. “Lamentamos o esquecimento de Erechim por parte do governo do Estado”.

O prefeito Luiz Schmidt ressaltou que valoriza a parceria estabelecida entre os poderes públicos no município. “O Estado é uma queixa comum, sempre diminuindo a sua participação. O cidadão também tem que fazer a sua parte. Somos sempre parceiros com ações relacionadas à segurança pública. Vamos continuar sendo parceiros, mas a sociedade tem que cumprir com as suas obrigações, destacou o chefe do Executivo.

O presidente do poder Legislativo, Alessandro Dal Zotto, lembrou que a necessidade da formação de uma nova turma de soldados é para ontem. “Carece o atendimento as demandas elencadas, a exemplo da construção de um novo presídio e a ampliação do Projeto Sentinela”, frisou o vereador.

O deputado Catarina Paladini lamentou que atualmente está se enxugando gelo, devido à grande organização e poder de fogo das mais diversas facções criminosas. “Temos que ampliar o armamento da Brigada Militar e Polícia Civil, como dar condições de trabalho, a exemplo de viaturas e armamento de ponta. Reaproveitar as armas que são apreendidas e não incinerá-las. Distribuir para as polícias no uso contra o tráfico e outros problemas”, ressaltou o parlamentar.