Interiorização para debater agroindústrias encerra em Estrela 



Com o objetivo de destravar os gargalos e estimular a sobrevivência e o desenvolvimento de agroindústrias de pequeno porte por meio de modificações nas variadas legislações em vigor no país, a Subcomissão das Agroindústrias Familiares da Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo da Assembleia Legislativa encerra suas reuniões pelo Interior do Estado na próxima semana. O debate ocorrerá no próximo dia 17, no Salão Comunitário da Comunidade Santa Rita, em Estrela.

Relator da subcomissão, o deputado Elton Weber (PSB) disse que neste momento já foram colhidos subsídios suficientes para alteração de diversos aspectos da lei como as exigências de infraestrutura e de controle de procedimentos no processamento dos produtos. Além das oito reuniões realizadas desde 28 de agosto em Esteio, Cachoeira do Sul, Caxias do Sul, Pinhal Grande, Bom Jesus, Santo Ângelo e Santo Antônio das Missões um grupo técnico debate como avançar com as modificações na prática.


Nova reunião entre Ministério Público Estadual, secretarias de Saúde, Agricultura e Desenvolvimento Rural e Cooperativismo, além de Fetag está marcada para a próxima segunda-feira (13). “As leis não atendem as necessidades das agroindústrias familiares, se baseiam em estruturas e modelo de produção em larga escala. Fazer a adequação das leis significa trazer esses empreendimentos para a formalidade, dinamizar a economia local e estimular a permanência dos jovens no campo, gerando mais renda”, conclui Weber.     

A previsão é que o relatório final da subcomissão seja concluído até o dia 30 de novembro. Posteriormente, as conclusões serão submetidas à aprovação da Comissão de Agricultura e encaminhadas aos órgãos competentes. 

Serviço
Reunião de Trabalho da Subcomissão das Agroindústrias da Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo da Assembleia Legislativa
Quando: 17 de novembro, às 9h
Onde: Salão Comunitário – Comunidade Santa Rita - Estrela 

Texto: Patrícia Meira/ Foto: Thaís Gonçalves