Falta de protetor solar preocupa
 agricultores familiares no Estado



A reclamação generalizada de falta de protetor solar para atender a demanda dos agricultores familiares ligados à Fetag-RS preocupa o deputado estadual Elton Weber.

O parlamentar solicitou uma audiência urgente com o secretário estadual da Saúde, João Gabbardo. A reunião será no dia 21, às 10h. De acordo com levantamento da Fetag-RS mais de 30 sindicatos de trabalhadores rurais não estão recebendo o produto.

Segundo a coordenadora de Mulheres da Fetag-RS, Lérida Pavanelo, há relatos de solicitação ainda de recadastramento de produtores, o que não é de praxe. Weber espera que o encontro possa resolver os problemas. “Queremos clarear a situação, obter a garantia de normalização da distribuição, esta é uma questão de saúde pública.”



Na Regional Ijuí, por exemplo, há casos como o de Santo Augusto, onde a última remessa de protetor solar foi entregue em 2016. Na Regional Passo Fundo, composta por 18 cidades, também ocorrem atrasos. A informação é que não há produto em estoque.

Criado em 2014 por uma lei do deputado Heitor Schuch com o objetivo de prevenir casos de câncer de pele, o programa já distribuiu mais de 300 mil unidades a 100 mil produtores cadastrados. “A procura é grande e deve aumentar com a elevação das temperaturas e a proximidade do verão.”, conclui Weber

Texto: Patrícia Meira