Em nome da Bancada, deputado Catarina presta 
homenagem ao Dia da Consciência Negra



Em Sessão Solene, realizada nesta quarta-feira (22) a Assembleia Legislativa assinalou a passagem da Semana da Consciência Negra e o Dia Estadual da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro. Os parlamentares ocuparam a tribuna em nome de suas bancadas, homenageando a comunidade negra pela data. Após os pronunciamentos ocorreu a solenidade de entrega da Medalha Zumbi dos Palmares e com o Troféu Deputado Carlos Santos. 

Representando a bancada do PSB, o deputado Catarina Paladini observou a ausência de deputados negros no conjunto dos 55 representantes da atual legislatura, ponderando a importância da luta pela ocupação de espaços pela comunidade negra no ambiente político. Catarina ressaltou, também, o papel estratégico desempenhado pelos jovens que atuam nas periferias, através do movimento Hip Hop, como um dos homenageados pela Sessão Solene, enfatizando a disposição dos jovens para “quebrar os paradigmas de uma sociedade preconceituosa e racista”.


Autor do projeto de lei que combate a intolerância religiosa, projeto que tramita na Assembleia, o deputado questionou o fato de as outras religiões não entrarem em discussão, apenas a de orientação de matriz africana, o que evidencia o preconceito, segundo ele, pelo fato histórico de o país ter sido um dos últimos a abolir a escravidão. Defendeu a ocupação de espaço pelos negros nas instâncias partidárias, para “reafirmação numa sociedade que vive processo de acirramento”, avançando para o debate em todas as casas legislativas. Citou o caso de Pelotas, sua base eleitoral, cuja economia surgiu da força de trabalho dos negros, no passado, mas ainda hoje incapaz de aceitar o reconhecimento do 20 de novembro como feriado municipal.