Catarina Paladini homenageia a 
Associação Esportiva de Venâncio Aires 


No período do Grande Expediente na sessão plenária desta tarde (7), o deputado Catarina Paladini (PSB) prestou homenagem à Associação Esportiva de Venâncio Aires (Assoeva), única equipe do Rio Grande do Sul, segundo ele, a disputar as fases finais da Liga Nacional de Futsal. O deputado também aproveitou para saudar a administração do município de Venâncio Aires, que concorre em três categorias do Prêmio Gestor Público 2017, a ser entregue hoje à noite em cerimônia no Teatro Dante Barone.

Conforme o parlamentar, a Assoeva foi criada em 2 de agosto de 1982, pelo então secretário municipal de Educação, Cultura e Desporto, professor Almedo Dettenborn (depois eleito prefeito). O objetivo era organizar as competições amadoras de Venâncio Aires, principalmente o futebol de campo e o futsal. Hoje, diversas equipes amadoras disputam o campeonato municipal organizado pela entidade. Desde 2002, a Assoeva passou a disputar o Campeonato Gaúcho de Futsal. “Com criatividade e boa gestão, a primeira equipe foi montada com atletas locais e, até 2005, a Assoeva disputou a Série Bronze do Futsal Gaúcho”, disse o deputado.


De 2006 a 2008, a equipe disputou a Série Prata e, em 2009, chegou à Série Ouro, conquistando o vice-campeonato gaúcho, fato que se repetiu em 2010. Nesse mesmo ano, ingressou na Liga Nacional de Futsal. “Estar entre os melhores clubes do país, deu visibilidade à Assoeva”, disse Catarina. “Porém, manter-se entre os melhores e disputar o lugar mais alto da tabela só foi fruto da união certeira de dois fatores: a boa gestão e o apoio da comunidade de Venâncio Aires, que lota o Ginásio Poliesportivo, apoia a Assoeva e colabora para uma das melhores médias de público em cada temporada”, acrescentou.

O deputado ainda ressaltou o compromisso social da entidade, que recentemente doou tênis e bolas a alunos da APAE, e destacou evento especial que ocorre neste domingo: o segundo jogo da semifinal da Liga Nacional. “Certamente, a comunidade de Venâncio Aires lotará o Ginásio e se somará à torcida de todos os gaúchos na busca desta final”, disse Catarina. “É a recompensa de um projeto ousado, organizado e bonito, por isso estaremos apoiando as escolhas do Fernando Malafaia, técnico da Assoeva”, assegurou.

Manifestaram-se em apartes os deputados Frederico Antunes (PP), Edson Brum (PMDB), Lucas Redecker (PSDB) e Gilmar Sossella (PDT). Estiveram presentes o prefeito de Venâncio Aires, Giovane Wickert, o presidente da Câmara de Vereadores, Gilberto dos Santos, o presidente da Assoeva, Engelberto Jose Henn, o treinador Fernando Malafaia e o capitão da equipe, André Coelho, entre outras representações municipais.

Texto: Marinella Peruzzo - MTE 8764 | Agência de Notícias -  Edição: Letícia Rodrigues - MTE 9373 - Foto: Marcelo Bertani