Bancada do PSB participa da abertura do 1° Seminário de Agricultura Urbana e Sustentável



A Bancada do PSB participou do 1° Seminário de Agricultura Urbana e Sustentável realizado nesta segunda-feira (06), no Plenarinho da Assembleia Legislativa. Na abertura do evento, promovido pelo Instituto Renascer e pela Fracab, o líder da Bancada, deputado Catarina Paladini frisou a importância do assunto e comentou seu trabalho contra o abigeato no RS proposto pela Comissão de Segurança Pública da Casa. O deputado Elton Weber sugeriu a criação de uma lei ou a instituição de um programa estadual de agricultura urbana como forma de incentivo ao trabalho desenvolvido em cidades como, por exemplo, Porto Alegre. 

A atividade contou com a participação de três palestrantes para discutirem os temas: Espaços para Hortas Urbanas e Fitoterápicos, Manejos e Técnicas para a Produção de Hortas Urbanas e Experiências Exitosas para Hortas Urbanas e Desafios, respectivamente nesta ordem. O primeiro painel foi ministrado pela agrônoma, prof. Ingrid Barros onde ressaltou que “é possível fazer uma horta num espaço pequeno que contribua para educação, medicina, energia solar e química, entre outras”. Também abordou que a planta não depende só de plantio, envolve também reciclagem, criação de animais e processamento e venda de alimentos.

A palestra sobre Manejos e Técnicas para a Produção de Hortas Urbanas foi coordenada pelo prof. Sandro Trevisan que revelou os procedimentos necessários para uma horta saudável. Fertilidade do solo, convivência com ervas espontâneas para ter alimento para os insetos, adubação verde e o uso de biofertilizantes são alguns métodos apresentados por Trevisan.
Na sequência, a líder comunitária e idealizadora da horta comunitária da Lomba do Pinheiro, Lurdes Ágata enfatizou os principais desafios para a manutenção do espaço para uma horta urbana. “É essencial possuir fonte de água próximo da horta, compostagem adequada e ter alguém que faça a parte de gestão social”, concluiu.

Também participaram do evento, o secretário de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Tarcísio Minetto, o deputado federal Heitor Schuch, o coordenador da Bancada Socialista, Mário Bruck, o gerente-regional da Emater, Ademir Santin, professores da Ufrgs e Unisinos, representantes da prefeitura e das secretarias de Educação, de Indústria e Comércio, e diversas Associações comunitárias.

Texto e foto: Priscila Valério