Amapergs busca apoio para garantir nomeação 
de aprovados em concurso da Susepe 



Representantes da Associação dos Monitores e Agentes Penitenciários do Rio Grande do Sul (Amapergs) pediram apoio dos deputados para pressionar o governo a nomear os aprovados no último concurso público para a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe). Eles se manifestaram no período dos Assuntos Gerais da reunião ordinária da Comissão de Segurança e Serviços Públicos da Assembleia Legislativa, realizada hoje (9) pela manhã. Segundo o diretor da entidade, Rodrigo Kirst, até agora, foram nomeados 480 dos 720 aprovados no último certame. “Os funcionários que aguardam para serem chamados são fundamentais para amenizar a crise do sistema penitenciário. Não podemos esquecer que este tema não interessa só à categoria, mas à sociedade, pois tudo o que acontece dentro de uma cadeia tem reflexo nas ruas”, ressaltou.


Ele criticou a permanência de policiais militares nas casas prisionais em detrimento do policiamento ostensivo e preventivo e denunciou a falta de condições de trabalho para os agentes penitenciários. “Muitas vezes, falta até munição antimotim. Não podemos nos iludir e pensar que é possível garantir segurança à população sem fazer investimentos”, apontou.

O presidente da Comissão, Catarina Paladini (PSB), afirmou que encaminhará o documento apresentado pela Amapergs ao secretário de Segurança, Cézar Schimer. “A situação apresentada pelos agentes já havia sido diagnosticada pela nossa comissão, que está empenhada em colaborar na busca de uma solução para a crise do sistema prisional e para garantir segurança à população. Vamos encaminhar o pleito ao governo e agregar um pedido para que o Executivo apresente um calendário de chamamento dos aprovados”, anunciou.

Com Agência de notícias da ALRS