Aberta a Exposição Fotográfica sobre 
os 70 anos do Partido Socialista Brasileiro



A Bancada do PSB abriu, no final da tarde desta segunda-feira (07), a Exposição Fotográfica sobre os 70 anos do Partido Socialista Brasileiro. A atividade, no saguão de entrada da Assembleia Legislativa, se soma as comemorações relativas ao aniversario da sigla que estão sendo realizadas em todo o país. O evento contou com a presença de diversas liderança, do vice-presidente nacional do PSB e presidente estadual da sigla, Beto Albuquerque, do líder da Bancada, deputado Catarina Paladini e do coordenador Mario Bruck.


Na abertura, Beto fez um breve resgate da historia da sigla. "Nestes 70 anos, as homenagens são para cada um que desde 1947 até hoje vem carregando com orgulho a bandeira do Partido Socialista Brasileiro. Nosso partido foi construído por muita gente. É a soma de todos que nos trouxe até aqui". 

Com 31 anos de filiação partidária, Beto destacou ainda a construção coletiva da história do PSB, lembrando lideranças que, com mandato ou sem mandato eletivo, contribuíram para o crescimento e o fortalecimento do PSB no cenário político brasileiro. "Tivemos a participação de uma série de figuras ilustres e importantes e, na história mais recente, a participação mais intensa de homens e mulheres para que o PSB pudesse levantar a bandeira socialista novamente após sua refundação", lembrou destacando um dos momentos marcantes em que o partido foi extinto durante o período da Ditadura e lembrando da importância da atuação dos movimentos que se enraízaram na luta social e cotidiana. "Me filiei em 1986 e me engajei e compartilhei muitas tarefas. No período pós-ditadura, quando era presidente do DCE, em Passo Fundo." 

O deputado Catarina Paladini falou do crescimento do PSB. "Esta e uma singela homenagem e resgate dos companheiros que participaram e ajudaram a construir nosso partido que hoje continua atraindo mais de 50 mil filiados no Estado”, disse. Ele lembrou ainda que a campanha eleitoral de 2014 representou um importante avanço para o crescimento da sigla com candidatura de Eduardo Campos à Presidência da República.

O parlamentar aproveitou a oportunidade para convidar para o Grande Expediente que fará em homenagem aos 70 anos, no próximo dia 16 de agosto, às 14h. Catarina Paladini concluiu salientando que é fundamental fazer política com amor e paixão, devendo esta ser a base para todas ações que estão por vir. “Temos que destacar o que nos distingue das demais siglas”, evidenciou.

O coordenador da Bancada, Mario Bruck, apresentou a exposição e fez uma agradecimento a equipe envolvida na elaboração do material. "Destacamos neste trabalho alguns personagens e momentos que marcaram os 70 anos do PSB, conforme material disponibilizado pelo núcleo de pesquisa da Fundação João Mangabeira no Rio Grande do Sul, que trabalha no resgate da história da sigla".

Fundado em 1947, por João Mangabeira, já sob a égide do Socialismo democrático, o PSB tem sua vida dividida em duas fases distintas. A primeira, que vai da fundação até o golpe de 1964, quando é dissolvido pela ditadura militar e a segunda, que vem da refundação em 1985 e chega aos nossos dias. A exposição fotográfica permanece aberta ao público até a próxima segunda-feira (11).