Seminário estimula gestores públicos a buscarem 
um trânsito de qualidade nas cidades


O seminário “O trânsito que queremos – ações e perspectivas”, realizado pela Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro, presidida pela deputada Liziane Bayer (PSB), em parceria com o Conselho Estadual do Trânsito (Cetran/) e Assembleia Legislativa, lotou o Plenarinho do parlamento gaúcho na tarde desta quarta-feira (05). A ação proposta pela parlamentar e Luiz Noé Soares, presidente do Cetran, reuniu gestores e agentes públicos, prefeitos e lideranças políticas do Estado para, além de debater, estimular a implantação de ações que contribuam para um trânsito mais consciente, seguro e qualificado nas comunidades que representam. 


O tema “Fiscalizar o trânsito é bom para os prefeitos” abriu o seminário com o painelista Vanderlei Capellari, ex-presidente da EPTC. Na sua explanação, Capellari apresentou dados do IPEA sobre os custos dos acidentes de trânsito no país. “O custo anual dos acidentes chega a R$ 56 bilhões, valores que, obviamente, são repassados à sociedade. Cerca de 20% dos municípios já contam com a municipalização do trânsito plena. O desafio é superar entraves culturais e investir na fiscalização com o viés da prevenção”, defendeu.

Na sequência, a psicóloga Aurinez Schmitz, diretora do Instituto de Psicologia do Trânsito, apresentou o painel “Mude o comportamento do trânsito da sua cidade”. Segundo a psicóloga, para a mudança no trânsito são necessárias ações a campanhas a médio e longo prazo. “As campanhas de curto prazo trazem resultados mas não mudam o comportamento das pessoas que são as responsáveis por fazer ou não um trânsito mais seguro. Precisamos entender a importância da atuação integrada de todas as áreas, onde a saúde, educação, sociedade, e demais atuam em conjunto”, avaliou

O presidente do Cetran, Luiz Noé, levantou a necessidade de envolver os jovens para um trânsito mais seguro. Com o tema “O trânsito impacta em nossa qualidade de vida”, incentivou os gestores públicos a realizarem um trabalho educativo para frear os índices de óbitos nessa faixa-etária. “Vocês têm o poder à serviço da vida para transformar a realidade”, destacou. Segundo Noé, três eixos norteiam o trânsito: comportamento, infraestrutura e educação. “No caso da infraestrutura, ela não acompanhou o aumento da frota de veículos nos últimos anos. Já a questão comportamental deve ser trabalhada desde a infância, inserindo o tema nas escolas e trabalhando fortemente nas universidades”.

O seminário foi finalizado com o tema “Mobilização para o Maio Amarelo”, apresentado pelo Ten. Cel. Ordeli Savedra Gomes, coordenador do Movimento Internacional Maio Amarelo/RS, que neste ano mobiliza com a campanha “Minha escolha faz a diferença”.

Nas considerações finais, a deputada Liziane Bayer lembrou que existem pessoas clamando por gestores públicos que olhem para essa demanda do trânsito e sente-se feliz com o trabalho realizado pela Frente. “A Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro tem ampliado seus campos de atuação aproximando-se das comunidades através dos prefeitos e vereadores com o objetivo de promover o conhecimento e o engajamento na causa do trânsito. Nossa intenção vai além do debate. Que possamos, mutuamente, praticar as soluções que debatemos aqui hoje, adequando à realidade de cada município aqui representado. A vida precisa ser valorizada e o trânsito trata sobre a vidas”, concluiu.

O líder da bancada do PSB, deputado Catarina Paladini, participou da abertura do Seminário, onde destacou a importância da iniciativa da deputada Liziane de levar o debate do trânsito aos municípios, engajando todos na luta por um trânsito melhor. Paladini, destacou ainda, a carência de investimentos nas rodovias, que contribuem para o aumento do número de acidentes.

Participaram do Seminário representantes das cidades de Caxias do Sul, Farroupilha, Ijuí, São Borja, Gravataí, Porto Alegre, Cachoeirinha, Canoas, São Leopoldo, Vacaria, São Francisco de Paula, Capão do Leão, Sertão, Marau, São Martinho da Serra, Bagé, Ronda Alta, Três Coroas, Camaquã, Nova Prata, Nova Petrópolis e Campos Borges.

Com informações da Assessoria de Comunicação da deputada Liziane Bayer/Foto: Elaine Martins