Liziane Bayer destaca o Dia do
 Exército no Grande Expediente 


Parlamentares associaram-se à homenagem ao Dia do Exército O Dia do Exército, comemorado em 19 de abril, recebeu homenagem hoje (18), no período do Grande Expediente da sessão plenária, pela deputada Liziane Bayer (PSB). A data registra o primeiro combate das forças brasileiras contra o invasor holandês, em 1648, a Batalha de Guararapes. Da tribuna, a deputada destacou manifestação de confiança no Exército feita por um dos mais ilustres brasileiros, o futebolista Pelé.


A vice-presidente da Assembleia Legislativa reverenciou a atuação da instituição quase centenária, que atua em conformidade com o artigo 142 da Constituição Federal, formando “a trindade encarregada de defender a pátria, garantir os poderes constitucionais, a lei e a ordem na nação”. Disse que ainda hoje os ensinamentos do patrono do Exército, Luis Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, “um exemplo a seguir tanto na guerra quanto na paz”, orientam o emprego de suas afinidades e forças. Como nas ações sociais e comunitárias, nas fronteiras, na Copa do Mundo e Olimpíadas, na construção de pontes e estradas, presídios, calamidades, na segurança pública. Ela atribui ao “cumprimento com denodo e determinação sua missão e por isso é uma das preferências nacionais”.

Liziane Bayer referiu, ainda, a presença das mulheres “agora unidas aos homens no mesmo sentimento que incorpora a essência da corporação militar”. A parlamentar mostrou a estruturação da força em comandos, serviços, armas e diretorias implantadas em todo o território nacional através de oito domínios militares de área, configurando a indispensável proteção operacional para a pronta intervenção nos termos de sua missão constitucional.

Através das estrofes do Hino do Exército, a deputada manifestou a homenagem da Assembleia pela atuação da força militar, utilizando também a projeção de vídeo institucional sobre o Dia do Exército durante a manifestação da tribuna. Ao encerrar, assegurou a parceria da Assembleia com o Exército.

Apartes
A homenagem recebeu apartes dos deputados Elton Weber (PSB), Adão Villaverde (PT), Marcel van Hattem (PP), Zilá Breitenbach (PSDB), Sérgio Peres (PRB), Ronaldo Santini (PTB), Manuela d’Ávila (PCdoB), Missionário Volnei (PSC), Vilmar Zanchin (PMDB), Gilmar Sossella (PDT), e Bombeiro Bianchini (PPL).

Estiveram presentes o comandante militar do Sul, general de exército Edson Leal Pujol; comandante da Ala 3 - Aeronáutica, major-brigadeiro do ar Jeferson Domingues de Freitas; comandante da 3ª Região Militar, general de divisão Valério Stumpf Trindade; chefe do Estado Maior do Comando Militar do Sul, general de divisão Douglas Bassol; representante do 5º Distrito Naval, capitão dos portos de Porto Alegre, capitão do mar e guerra Maury Marcial Gomes Júnior; e o ex-secretário estadual de Segurança Pública, general Edson Goularte.  

Texto: Francis Maia - MTE 5130 | Agência de Notícias - Edição: Letícia Rodrigues - MTE 9373 - Foto: Wilson Cardoso