Weber participa de protestos contra reforma da Previdência no Estado


O deputado estadual Elton Weber participa, nesta sexta-feira (16), de protestos contra a Reforma da Previdência nos municípios de Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Lajeado e Encantado. A manifestação em frente a agências do INSS foi convocada pela Fetag-RS, que espera mobilizar pelo menos 10 mil agricultores em 52 pontos do Rio Grande do Sul.


Weber defende que os rurais mantenham tratamento diferenciado devido as peculiaridades da atividade. O ato de repúdio foi tema hoje no balanço sobre 2016 e as projeções para 2017 feitas pela Fetag-RS. O presidente Carlos Joel da Silva promete ocupações. 

De acordo com o IBGE, 78,2% dos homens e 70,2% das mulheres começam a exercer a atividade rural antes dos 15 anos de idade. Pelas regras atuais homens podem se aposentar aos 60 anos e mulheres aos 55. Depois da reforma essa idade subirá para 65 anos em ambos os casos. Este é apenas um dos recuos. O tempo de contribuição subirá de 15 para 25 anos. “Temos que pressionar, esse texto não pode passar da forma que está em Brasília, de maneira nenhuma”, reforça Weber.

Texto: Patricia Meira