Liziane participa de reunião da Comissão
 Especial da Segurança Pública



Titular da Comissão Especial da Segurança Pública do Estado do Rio Grande do Sul, a deputada Liziane Bayer (PSB) participou na manhã desta quinta-feira (15), da primeira reunião do órgão técnico. A comissão tem como objetivo apurar o aumento nos números de infrações penais, em especial homicídios e latrocínios, além da grave crise prisional, a falta de vagas e as condições precárias dos presídios. Os deputados também aprovaram o plano de trabalho e o calendário de atividades que será desenvolvido ao longo dos 120 dias de atuação da Comissão.



O plano de trabalho da Comissão deverá concentrar seus esforços na análise das causas do aumento da criminalidade, bem como em alternativas para minimizar as consequências, a curto e longo prazo. Durante a reunião ocorreu a votação de sete requerimentos para visitas técnicas, sem aviso prévio, a presídios e a realização de oito audiências públicas.

As audiências públicas aprovadas abordarão o atual momento da segurança pública no Rio Grande do Sul; o sistema prisional gaúcho; o aumento no número de homicídios; a política de segurança nas fronteiras; a importância da perícia no sistema de segurança pública; o papel dos municípios; as tecnologias aplicadas à segurança pública; e a segurança pública na visão de seus operadores. As audiências públicas serão realizadas às segundas-feiras e as visitas técnicas serão agendadas nas sextas-feiras.

Na ocasião, também foram escolhidos o relator e vice-presidente, respectivamente os deputados, Vilmar Zanchin (PMDB) e Luiz Fernando Mainardi (PT).  A reunião, realizada no Espaço da Convergência Adão Pretto da Assembleia Legislativa, contou com a presença de representantes do Poder Judiciário, do Ministério Público, Defensoria Pública, e entidades dos servidores da segurança pública do Estado.

Texto: Kátia Fantim/ Foto: Elaine Martins