Responsabilidade dos pais na formação da criança foi destaque em seminário alusivo ao Dia da Família



O Seminário de Valorização do Dia Nacional da Família, realizado na noite de ontem (29/11), apresentou um excelente conteúdo sobre a influência da família na educação escolar e o papel do educandário na formação das crianças. O evento promovido pela deputada Liziane Bayer (PSB), trouxe como palestrantes as especialistas Esmeralda Macana e Rozangela Justino. O presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa, deputado Tiago Simon (PMDB), prestigiou o evento que antecipou as comemorações ao Dia da Família, celebrado dia 8 de dezembro.



A psicóloga e doutora em Economia do Desenvolvimento pela UFRGS, Esmeralda Correa Macana, abriu o evento falando sobre “O papel da família na formação de habilidades cognitivas e socioemocionais na primeira infância”. Na sequência, a psicóloga e especialista na área clínica e escolar/educacional, Rozangela Alves Justino, palestrou sobre “O uso de crianças em uma escola – laboratório”.

Ambas as profissionais destacaram a importância da participação efetiva dos pais na formação das crianças para um desenvolvimento saudável, que lhe permita boas escolhas na vida adulta. “A escola não compensa a função dos pais na formação de habilidades cognitivas e socioemocionais na primeira infância. É um trabalho em conjunto, onde o aprendizado principal vem de casa, para que a criança possa absorver da melhor forma os conteúdos pedagógicos e também a relacionar-se”, destacou Esmeralda. Já Rozangela, que é psicóloga e especialista nas áreas clínica e escolar/educacional, alertou para se observar projetos de leis em que o estado passa a ser o responsável pela educação das crianças, que cada vez mais cedo vão para a escola, onde deverão permanecer em tempo integral, longe da família. “Os pais precisam ficar atentos ao conteúdo escolar, ter voz ativa para também decidir o que querem que seus filhos recebam nas escolas, observando seus valores e princípios”, enfatizou.

Deputados, Tiago Simon (PMDB) e Liziane Bayer (PSB) no Seminário de Valorização do Dia da Família, promovido pela parlamentar.
Para a deputada Liziane, que tem trabalhado pela família, fé e a vida em seu mandato, foi uma alegria proporcionar o conteúdo. “Precisamos falar mais e amplamente sobre o assunto e proteger nossas crianças de aprendizados com objetivo da desconstrução social”, destacou, com discurso ratificado pelo deputado Tiago Simon, presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa.

O seminário foi uma realização do gabinete da deputada estadual Liziane Bayer e Assembleia Legislativa RS, com apoio da Sociedade Bíblica do Brasil – Porto Alegre, Livraria Luz e Vida e Escola de Educação Infantil Filhos da Promessa.



Texto: Raquel Quevedo / Fotos: Elaine Martins