Prefeito de Passo Fundo recebe a 
Medalha do Mérito Farroupilha 



O prefeito de Passo Fundo, Luciano Azevedo (PSB), foi agraciado com a Medalha do Mérito Farroupilha, maior distinção conferida pela Assembleia Legislativa. A homenagem, proposta pelo deputado Juliano Roso (PCdoB), ocorreu no final da manhã desta quinta-feira (24) no Salão Júlio de Castilhos e reuniu lideranças políticas da Região Central, autoridades estaduais e familiares do prefeito.

Nascido em 1969, Luciano Azevedo é formado em Direito e em Jornalismo pela Universidade de Passo Fundo, tendo exercido as duas profissões. Foi vereador por três mandatos consecutivos, de 1993 a 2004 e presidente da Câmara em 1997 e 1998.


Em 2006, foi eleito deputado estadual, sendo reeleito em 2010, com a maior votação da cidade. Em 2012, foi eleito prefeito de Passo Fundo com 39.872 votos. Já em 2016, chegou à reeleição com 85.505 votos, ou 76,2% dos votos válidos. Foi a segunda maior votação do País. “Luciano foi o prefeito que reduziu a mortalidade infantil em Passo Fundo a níveis de Europa; deu óculos para as crianças que necessitavam na rede municipal de ensino; assegurou a distribuição de medicamentos nos bairros; garantiu uniforme escolar para milhares de alunos e comandou o maior plano de recuperação de espaços públicos que uma cidade do interior já viu”, elencou Roso ao justificar a homenagem.

Segundo o parlamentar, ao unir boas ideias e planejamento, chegou a uma gestão eficiente, reconhecida em todo o Brasil e premiada como nenhuma outra administração de Passo Fundo havia sido. O governo de Luciano Azevedo foi agraciada com o Prêmio Gestor Público 2014, 2016 e 2016, com o Prêmio Líderes Vencedores, conferido pela Federasul, com o Selo Prefeito Amigo da Criança, da Fundação Abrinq, com o Prêmio Prefeito Empreendedor, do Sebrae, e com o Prêmio Responsabilidade Social, da Assembleia Legislativa.

Luciano Azevedo disse que considera que a homenagem recebida se destina ao povo e ao município de Passo Fundo. “Receber a Medalha Farroupilha é muito mais do que mereço e, por isso, peço que ela seja destinada a Passo Fundo, pois a relação que tenho com minha cidade é o que há de mais sagrado em minha vida pública”, afirmou ao iniciar o seu discurso de agradecimento.

O prefeito afirmou que tem orgulho do município, que é “multifacetado, plural, aberto, que não tem donos e oferece oportunidade para quem quer sonhar e realizar. Passo Fundo é uma pequena grande cidade ou uma grande pequena cidade”, brincou.

Ele criticou ainda a criminalização da política e defendeu a necessidade de reinventar a atividade, rever regras eleitorais e reaproximar a política dos cidadãos comuns.

Participaram da cerimônia os deputados Missionário Volnei (PSC), Any Ortiz (PPS), Elton Weber (PSB), Zé Nunes (PT), Regina Becker Fortunatti (Rede), Edson Brum (PMDB), Miki Breier (PSB), Sérgio Turra (PP), Gilberto Capoani (PMDB), Marcelo Moraes (PTB), João Reinelli (PV) e Bombeiro Bianchini (PPL). A homenagem foi prestigiada pelos secretários Catarina Paladini, do Trabalho e do Desenvolvimento Social; Tarcísio Minetto, do Desenvolvimento Rural; por representantes da Defensoria Pública, da Universidade de Passo Fundo e de diversas entidades do município e da região. Também estiveram presentes os ex-deputados Raul Carrion e Beto Albuquerque, presidente do PSB gaúcho.

Olga Arnt _ MTE 14323 | Agência de Notícias - 14:50-24/11/2016 - Edição: Sheyla Scardoelli - MTE 6727 - Foto: Vinicius Reis