Miki Breier reforça a permanente luta 
por igualdade no Dia da Consciência Negra 


“A grande lição que, a cada 20 de novembro, está posta para que aprendamos e reaprendamos é que: a Luta não acabou”, sustentou Miki Breier, vice-líder da bancada do PSB na Sessão Solene do Dia Estadual da Consciência Negra desta quarta-feira, dia 16.


Na atividade, que integra as ações da VII Semana da Consciência Negra na Assembleia Legislativa, foi entregue o troféu Deputado Carlos Santos à diversas personalidades. Pelo Partido Socialista Brasileiro, a homenageada foi Luciana Custódio. “Carlos da Silva Santos, em 1967, foi o primeiro negro a ser eleito presidente da Assembleia Legislativa e a ocupar o cargo de governador do Estado. Fico a pensar: não deveria nos causar mais estranheza do que regalo este fato? A verdade é que houve/há pouquíssimos negros(as) mandatários(as) nesta e nos legislativos pelo Brasil”, afirmou Miki.

O presidente da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos (CCDH), lembrou que os índices estatísticos informam e ratificam a cada pesquisa sobre a brutal realidade que assola o Povo Negro: no mundo do trabalho, da moda, das novelas, do humor, da divisão de classes, das ideologias que se querem hegemônicas a todo custo, da saúde, da educação, da política partidária, da violência contra os jovens e as mulheres o contexto nefasto em que este Povo vive em nível de discriminação racial. “Vivemos, no Brasil, uma escalada assombrosa da violência racista. É preciso ouvir o recado que veio das urnas nas últimas eleições. É preciso ouvir o clamor do povo ; ouvir a maiorias de juventudes, de gênero e étnicas. Sem a reordenação social, em nível de Poder, nenhuma homenagem será suficiente. Mais negros e negras no Poder, mais visões diferenciadas, sentimentos, entendimentos plurais sobre o mundo e sobre as coisas do mundo. Que nossa sociedade retorne à sua essência multicolorida e multiétnica”, defendeu Miki.

O deputado socialista destacou ainda as ações do partido, como o Instituto Nacional Afro Origem (INAÔ) e a NSB – Negritude Socialista Brasileira.


Texto: Gisele Ortolan - Foto: Marcelo Bertani