Miki Breier anuncia secretários, 
redução de CCs e de secretarias


O prefeito e vice-prefeito eleitos de Cachoeirinha, Miki Breier (PSB) e Maurício Medeiros (PMDB), anunciaram na tarde de hoje, dia 1, os primeiros nomes do próximo secretariado. Juliano Paz, assumirá a Secretaria de Governança e Gestão; e Nilo Moraes, a Secretaria de Planejamento e Captação de Recursos.

Na coletiva de imprensa, também foi confirmada a redução da estrutura administrativa para 12 secretarias. Miki definiu o prazo de 21 de novembro como limite para anunciar todo o grupo do primeiro escalão do governo. “Pelo momento político e econômico do país, o enxugamento da máquina pública se torna inevitável”, apontou.


Como parte do processo de reestruturação administrativa e redução de gastos, Miki e Maurício informaram a extinção de 47 Cargos em Comissão (CCs) e o contingenciamento de outros 50, restando apenas 150 espaços dos atuais 248.

“A previsão é de que estas medidas nos tragam uma economia anual superior a R$ 2 milhões/ano. Neste sentido, nosso governo está disposto a agir com a austeridade e os cuidados que o momento exige, mas sempre de acordo com o que a sociedade de Cachoeirinha espera da nova gestão. Teremos 12 secretarias com o intuito de implementar uma gestão moderna e qualificada para unir esforços visando atingir as metas propostas, sempre pensando no futuro da nossa cidade”, reforçou Miki Breier.

Processo de Transição
A tarefa dos dois secretários anunciados nesta terça-feira, Juliano Paz e Nilo Moraes, será a de coordenar o processo de transição juntamente com Miki Breier e Maurício Medeiros.
O grupo tem o apoio do Movimento Brasil Competitivo (MBC) e prepara um Plano de Ação Estratégico para os primeiros 100 dias de governo. “Vamos trabalhar com metas, gestão, programas e acordo de resultados. Temos a confiança de que Cachoeirinha será exemplo de gestão socialista. Para além do desenvolvimento econômico, o índice de desenvolvimento humano será prioridade em um governo que será dialógico mas que compreende a importância da política”, apontou Paz.
Miki Breier destacou o processo e novo governo estão fundamentados ainda nos princípios da participação e da transparência. “Vamos melhorar de fato os serviços oferecidos à comunidade. Saímos da campanha com o sentimento de que todos os segmentos querem participar da gestão e por isso contamos com uma participação mais efetiva da comunidade. Quem ouve mais talvez tenha menos possibilidade de erros”, disse o novo prefeito.


Os novos secretários:

Juliano Paz, Secretaria de Governança e Gestão
Juliano da Paz Carvalho nasceu em 09 de novembro de 1977, em Porto Alegre. Em 1980, mudou-se com os pais para a Morada do Vale I, em Gravataí, local em que reside ainda hoje. Formou-se Técnico em Secretariado na Escola Mascarenhas de Moraes, em Cachoeirinha, e cursou Direito na UniRitter, em Canoas (em conclusão).
Filiado ao Partido Socialista Brasileiro - PSB desde 1995, assumiu diversos cargos de direção nos níveis municipal e estadual. Atualmente, é Secretário Especial da Executiva Estadual do Partido. Foi vereador em Gravataí entre 2001 e 2004, tendo concorrido a vice-prefeito da cidade em 2004 e 2008.
Desde 2007, é o Chefe de Gabinete do deputado estadual Miki Breier (PSB), na Assembleia Legislativa. Entre 2015 e 2016, também foi diretor-geral e secretário-adjunto do Trabalho e do Desenvolvimento Social do Governo do Estado.

Nilo Moraes, Secretaria de Planejamento e Captação de Recursos
Nilo Moraes é bacharel em Direito, professor da rede pública estadual, técnico em contabilidade e graduando em Arquitetura e Urbanismo. Presidente municipal do PMDB em Cachoeirinha, é o atual secretário Municipal de Habitação. 

Com longa experiência nas administrações pública, foi diretor presidente do Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores Municipais de Gravataí (IPAG), secretário de Administração de Gravataí (2014/2016) e secretário da Administração de Cachoeirinha (1989 a 1992).

Também atuou como diretor na Câmara Municipal de Cachoeirinha, na Companhia Regional de Saneamento (Corsan), na Assembleia Legislativa, Trensurb, Rede Ferroviária Federal S.A., e na Secretaria Estadual do Trabalho, Cidadania e Ação Social.

Secretarias:
Governança e Gestão
Procuradoria-Geral
Infraestrutura
Cultura, Esporte, Lazer e Turismo
Segurança e Mobilidade
Assistência Social, Cidadania e Habitação
Planejamento e Captação de Recursos
Modernização Administrativa e Gestão de Pessoas
Fazenda
Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Sustentabilidade
Saúde
Educação


Texto: Gisele Ortolan e Fabiana Calçada/ Foto: Elaine Martins