Lei celebra oficialmente a Marcha para Jesus no Rio Grande do Sul



Neste sábado (19), o Rio Grande do Sul comemora pela primeira vez o Dia Estadual da Marcha para Jesus, instituído por lei pela deputada Liziane Bayer (PSB), pastora na Igreja Internacional da Graça de Deus, que tem como propósito de buscar harmonicamente a fé por meio da marcha pacificadora nas ruas.



A lei 14.848/2016, inclui o Dia Estadual da Marcha para Jesus no calendário oficial de eventos do Estado, estabelecendo sua comemoração no terceiro sábado de novembro. Muitos municípios gaúchos já realizam o evento antes da data proposta. No Brasil,  a Marcha para Jesus faz parte do calendário oficial do país desde setembro de 2009, quando a Lei Federal 12.025 foi sancionada, mas tem o evento adotado em seu calendário desde 1993, com a realização da primeira Marcha, em São Paulo.

Evento que institucionalizou o terceiro sábado de novembro como o Dia da Marcha para Jesus – Lei 14.848/2016 – pelo governador José Ivo Sartori, ocorreu na sala Alberto Pasqualini, no Palácio Piratini, em 31 de março de 2016.
Coincidentemente, a Marcha para Jesus de Porto Alegre deste ano acontecerá hoje, na data oficial que passa a lembrar o evento no Rio Grande do Sul. A caminhada parte do Largo Glênio Peres, a partir das 14h.

SAIBA MAIS SOBRE O HISTÓRICO DO EVENTO

A primeira Marcha para Jesus aconteceu em 1987 em Londres, capital da Inglaterra, promovida por um pastor que pretendia mostrar que a Igreja estava viva fora do âmbito das quatro paredes da sede. Com o sucesso da proposta, em 1998 outros países adotaram a Marcha para Jesus como um evento anual, entreeles, Reino Unido, Andorra, Argentina, Austrália, Áustria, Barbados, Bolívia, Canadá, Bulgária, Colômbia, Croácia, Cuba, Dinamarca, Estados Unidos, Equador, França, Itália, Japão, Nova Zelândia, Paraguai, Porto Rico, entre outros. O Brasil adotou a marcha em seu calendário no ano de 1993 em São Paulo. Segundo estimativas, o número de pessoas ultrapassa os 10 milhões de fiéis que acompanham no Brasil a marcha em seus estados.
No Rio Grande do Sul, em 2011, reuniram-se cerca de 60 mil participantes da marcha. No ano seguinte, o número aumentou para 90 mil, e em 2013, cerca de 140 mil pessoas engrandeceram o evento que acontece há 23 anos em nosso Estado, em diversas cidades. A Marcha para Jesus faz parte do calendário oficial do País desde setembro de 2009, quando a Lei Federal 12.025 foi sancionada. Em 2014, mais de 180 mil pessoas participaram da marcha no Rio Grande do Sul. No mesmo ano, a cidade de São Leopoldo contabilizou a maior participação de público, até então, reunindo cerca de 30 mil cristãos celebrando Jesus Cristo.


Texto: Raquel Quevedo / Fotos: Elaine Martins