Frente da Silvicultura será lançada nesta quarta-feira


        Será lançada nesta quarta-feira (23), às 10h, no Salão Júlio de Castilhos da Assembleia Legislativa, a Frente Parlamentar da Silvicultura da Assembleia Legislativa. Presidida pelo deputado estadual Elton Weber (PSB), a Frente terá como metas prioritárias reestruturar e regularizar o plantio de florestas plantadas no Rio Grande do Sul. A criação da Frente é uma demanda de Ageflor, Fetag-RS, Farsul, Fiergs, Sindimadeira-RS e SARGS.


      Atualmente, a principal demanda do setor – o Projeto de Lei nº 145/2016 – encontra-se na Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa a espera de votação do parecer favorável do deputado Elton Weber, concluído em 11 de outubro. A partir de 24 deste mês, o projeto, que tramita em regime de urgência, tranca a pauta da ordem do dia. Uma das modificações previstas em relação às normas atuais é que o cadastramento garantirá o licenciamento automático de atividades de pequeno porte. 

        Segundo Weber, a burocracia no licenciamento ambiental e a crise econômica de 2008, dentre outros fatores, frearam o avanço da produção, o que deixou o Estado sem condições de garantir o suprimento de matéria-prima para as indústrias de papel e celulose, madeira para a construção civil, serrarias e uso nas propriedades rurais, dentro outros. 

        De acordo com estatísticas setoriais, 80% da produção têm origem em pequenas propriedades, envolvendo 40 mil famílias de pequenos e médios produtores rurais, que tem no cultivo uma alternativa de renda. Toda a cadeia de base florestal no Estado é responsável pela geração de 326 mil empregos diretos e indiretos nos diversos setores industriais e ainda por um faturamento anual de R$ 8,2 bilhões. As espécies florestais mais plantadas no Estado são o eucalipto, com 309,1 mil hectares, o pinus, com 184,6 mil hectares e a acácia negra, com 103 mil hectares.

Texto: Patrícia Cardoso