Entidades reivindicam menos burocracia no setor florestal



         O desejo de redução da burocracia que emperra o desenvolvimento setorial norteou os discursos das entidades participantes do lançamento da Frente Parlamentar da Silvicultura da Assembleia Legislativa. Presidente da Frente, o deputado estadual Elton Weber (PSB) espera que o Projeto de Lei 145/2016, que tranca a pauta da Assembleia Legislativa a partir de amanhã, possa ser aprovado na semana que vem, tornando mais ágil o licenciamento de atividades de pequeno porte. “O projeto corrige algumas distorções e busca uma conciliar fomento florestal e preservação ambiental”, disse o deputado. A primeira reunião da Frente está marcada para março. 

         Segundo o presidente da Fetag-RS, Carlos Joel da Silva, o atual ritmo dos processos prejudica a economia rural. “A agricultura e a pecuária trazem desenvolvimento para toda a sociedade. Não podemos engessar o setor produtivo.” O presidente da Ageflor, Diogo Carlos Leuck, reforçou a importância do segmento e a preocupação com a preservação ambiental. Dados indicam que a silvicultura é responsável por 4,1% do PIB do Estado, enquanto no país a média não passa de 2%. “A cada um hectare de floresta plantada, estamos preservando um hectare de floresta nativa.” Representando a Fiergs, o presidente do Sindimadeira, Serafim Quissini, ressaltou a importância da Frente na conscientização do Legislativo. “Quanto mais florestas plantadas tivermos, mais preservaremos a mata nativa.”

            O secretário de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), Tarcísio Minetto, conta com a sensibilidade do Parlamento para aprovação do PL 145. “Esse projeto foi construído por oito anos, debatido profundamente para que seja possível resolver os gargalos que prejudicam o desenvolvimento setorial.” A cerimônia de lançamento foi aberta pelo presidente em exercício da Assembleia, deputado Adilsom Troca. Também estiveram comitivas de diversos municípios do Interior, representantes da Farsul, da Secretaria da Agricultura e os deputados Vinicius Ribeiro (PDT), Liziane Bayer (PSB), Regina Becker (REDE) e Any Ortiz (PPS). Compõe a Frente os deputados Sérgio Turra (PP), 1º vice-presidente; deputada Any Ortiz (PPS), 2ª vice-presidente; Edson Brum (PMDB), 1º Secretário-Geral; e Marcelo Moraes (PTB), 2º Secretário-Geral.

Texto: Patrícia Cardoso